18 FEVEREIRO 2025

ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA

TEXTO E FOTOS: COMUNICAÇÃO DIOCESANA


No último sábado (15), a Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, em Fazenda Rio Grande, sediou o Encontro para coordenadores e equipes paroquiais da catequese, formadores de catequistas, e catequistas do catecumenato e da catequese com adultos.

O encontro teve início no salão paroquial com as palavras do Assessor da Catequese, Pe. Marcos Leopoldo Barbosa, e do assessor da Comissão da Iniciação à Vida Cristã, Pe. Celmo Suchek de Lima. Após a apresentação dos objetivos do encontro, feita pelo coordenador da catequese diocesana, Léo Marcelo Plantes Machado, todos foram conduzidos a um momento de oração. Durante essa reflexão, os presentes expressaram sua gratidão a Deus, entregando-lhe, simbolicamente por meio do pão e do peixe, os seus dons, carismas e serviços. A temática central foi baseada na citação: “E eles o distribuíam ao povo” (Mc 6,8).

O encontro prosseguiu com o primeiro tema: "Ministério de Catequistas", a partir da introdução e apresentação do documento 112 da CNBB - Critérios e itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista. Em seguida, foi discutido o segundo tema: "Passos do Projeto Ministério de Catequistas".

Os participantes foram divididos em grupos. Os coordenadores, equipes paroquiais e formadores de catequistas trataram sobre "Catequese e Família: uma parceria necessária", com a assessoria de Rita de Cássia Marques Kleinke. Também abordaram o projeto "Catequese e Ecologia Integral", com Léo Marcelo e "Catequese Inclusiva", com Ana Paula Bonato da Cruz.

Os catequistas do catecumenato e da catequese com adultos já atuantes aprofundaram sobre o "Tempo de Iluminação e Purificação" e o "Tempo da Mistagogia", sob a orientação do Pe. Celmo Suchek. Já os novos catequistas do catecumenato e catequistas com adultos refletiram sobre a "Iniciação à Vida Cristã" e o "Tempo do Querigma", guiados por Joelma Penteado.

Ao final do encontro, Dom Celso Antônio Marchiori celebrou a Santa Missa. Durante a celebração, os vocacionados ao diaconato que estavam simultaneamente na Escola Diaconal foram apresentados.

Na homilia, Dom Celso destacou reflexões sobre a criação à luz da Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31). Ele enfatizou: “O sonho de Deus para nós é que vivamos em perfeita harmonia numa profunda comunhão com Ele, conosco mesmos, entre nós e com toda a criação. Aqui poderíamos falar de tantas coisas boas que vamos vivenciar com a Campanha da Fraternidade sobre Ecologia e o cuidado com a criação.”