18 FEVEREIRO 2025

PASTORAL INDÍGENAS E INDIGENISTAS

TEXTO E FOTOS: DIÁCONO HALDHESSIR | ASSESSOR DIOCESANO DA PASTORAL INDÍGENA E INDIGENISTAS


Aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, no Centro de Formação São Juan Diego – Guarapuava/PR, a Formação para agentes de pastoral Indígenas e Indigenistas do Regional Sul 2 da CNBB. A formação teve como tema "O paradigma histórico do conflito nas relações culturais - da colonização ao conflito atual, entre as culturas indígenas e não indígenas no Brasil".

Quem assessorou a formação foi o Prof. Florêncio Rékág Fernandes – Indígena, pedagogo e Mestre em Educação pela (UEM) e Doutorando de Antropologia pela (UFPR).

Esteve presente durante todo o encontro o Assessor Eclesiástico da Pastoral do Regional Sul II, Padre João Maria Ferreira (Pe. Joãozinho).

Também fez uso da palavra o Sr. Norbert, secretário do Núcleo Regional de Cultura do Estado. Informou que está aberto o festival de amostra cultural. Explicou sobre a distribuição de verbas para os projetos culturais e que existe a possibilidade de enquadrar o Encontro Cultural dos Povos Indígenas que acontecerá em julho de 2025.

A diocese de São José dos Pinhais esteve representada pelo Diác. Haldhessir e sua esposa Josélia, agentes da Pastoral Indígena e Indigenistas da nossa diocese. Foi um momento de aprendizado e troca de experiências, entre indígenas e indigenistas.

A formação teve o encerramento no domingo com a Missa presidida pelo Padre João Maria, em seguida o almoço.

Continuamos nossos trabalhos, sob a proteção de Nossa Senhora do Rocio e Nossa Senhora de Guadalupe, Rainha e Padroeira do Paraná e América Latina e dos povos Indígenas.