21 MARÇO 2025

PASTORAL FAMILIAR | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

TEXTO: DIÁC. LOURIVAL GOLL - ASSESSOR DIOCESANO DA PASTORAL FAMILIAR

FOTO: PASTORAL FAMILIAR 


No dia 09 de março de 2025,  na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Piraquara, tivemos um encontro formativo da Pastoral Familiar, do Subsetor Piraquara, sobre Pré-Matrimônio. Houve a participação de agentes de cinco Paróquias  do  Subsetor, num total de 63 agentes.

O encontro teve início às  07h30  com a Celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. José Vanol Lourenço Cardoso Júnior, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Foi um dia intenso e compensador, pois há tempo os agentes do subsetor Piraquara ansiavam por essa troca de experiência. Foi uma escuta de duas vias, muitas dúvidas, questionamentos e colocações, onde o casal coordenador do Setor Pré-Matrimônio Aguinaldo e Lucineide, foram destacando a importância  da Catequese Matrimonial,  com um acompanhamento personalizado  na preparação dos noivos. Destacaram  a importância do testemunho dos catequistas  como Igreja Doméstica, com uma catequese renovada,  onde se  permite essa troca de experiências. Motivaram os agentes a  serem  acolhedores e que seus lares exalem o Aroma de Deus, monstrando aos casais de noivos que é possível constituírem  famílias segundo a vontade de Deus.

Alguns temas com uma complexidade mais relevante, foram expostos de uma forma simples, compreensível e de fácil transmissão. Como por exemplo a sexualidade na vida do casal e os métodos de concepção naturais.  Os casais colocaram sua forma de trabalhar, suas dúvidas frequentes e foram conduzidos por meio dos documentos da Igreja de como falar a verdade, pois a verdade é libertadora. Com o objetivo de fazer com que os noivos conheçam de forma amorosa o desígnio de Deus para nós desde a criação.

Nesse contexto, tivemos também,  a contribuição do padre José Vanol, sobre o uso dos métodos naturais, e, alertando “sobre a cultura anti-filhos  que hoje percebemos, com o uso de métodos artificiais, para controle de natalidade.”

Finalizamos com a abordagem do Código de Direito Canônico,  que trouxe também algumas dúvidas, as quais foram sanadas pelos coordenadores. Encerramos nossa formação com o coração cheio de alegria, pois a participação e o interesse dos casais foi promissora, muito incentivo dado, muitas duvidas sanadas e muita troca de conhecimentos.