24 MARÇO 2025

COMISSÃO DIOCESANA DOS DIÁCONOS | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR 

TEXTO E FOTOS: CDD – COMISSÃO DIOCESANA DOS DIÁCONOS


O Retiro para os Diáconos Permanentes com as esposas, da diocese de São José dos Pinhais, aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de março de 2025, na Casa de Retiro Colônia Marcelino, ao lado da igreja católica Ucraniana da Santíssima Trindade em São José dos Pinhais.

Os diáconos tiveram como assessor: o Padre Leonardo Willian Mariano, da Congregação dos Padres Marianos. O encontro contou com a presença de 37 diáconos e 17 esposas.

Na sexta-feira à noite o assessor eclesiástico dos diáconos, Pe. Paulo Henrique Sgarabotto, fez a abertura do nosso retiro, dando as boas-vindas a todos.

Em seguida o assessor expos a estrutura que foi trabalhado durante o retiro, com o tema "JUBILEU 2025 – PEREGRIONOS DE ESPERANÇA".  Falou que: “A diaconia é a expressão concreta do amor e precisa ser vivida no segmento de Cristo”.

No sábado o retiro iniciou com as Laudes. E a Santa Missa e atividades em grupo e individual. A noite Dom Celso Antônio Marchiori, bispo diocesano, enviou um áudio, incentivando os diáconos. Pediu para aproveitarmos este momento, neste ano santo na Quaresma, Ano Santo que nos chama a viver a santidade, Quaresma com o Tema da Campanha da Fraternidade. Que cuidemos da vida de uns dos outros e juntos cuidemos de toda criação.

No domingo, iniciou as atividades com as Laudes e às 11h00, os exercícios espirituais, foram encerrados com a Santa Missa presidida pelo Pe. Leonardo.

O retiro foi encerrado com o almoço de confraternização.

Foram dois dias intensos de convivência, oração e reflexão.

Peçamos a Deus que possamos comunicar às pessoas que estão próximas de nós, aos que encontramos ao longo do nosso caminho, a alegria do encontro com o Senhor, fonte de toda graça, Luz para nossa existência, e sigamos “rumo às novas fronteiras, no dinamismo do Espírito.”