31 MARÇO 2025

ANO JUBILAR | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR

TEXTO E FOTOS: PASCOM PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA - GUATUPÊ


Na última sexta-feira, 28 de março, fiéis, sacerdotes, diáconos, seminarista e religiosos(as) das paróquias do Subsetor Piraquara reuniram-se na Igreja Jubilar da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, em Piraquara, para celebrar o Ano Santo com a Missa Jubilar. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori, e concelebrada pelos padres presentes.

A cerimônia teve início em frente à Estação Ferroviária de Piraquara, onde Dom Celso abençoou a cruz jubilar e seguiu em peregrinação com o povo de Deus até a Igreja Matriz, onde presidiu a Santa Missa.

“Celebrar a Missa Jubilar, segundo os ensinamentos do Papa Francisco, é vivenciar um tempo de graça, reconciliação e renovação espiritual”, afirmou o bispo. Ele destacou que “o Jubileu é um convite à conversão, à misericórdia e ao encontro com Deus e com os irmãos. Este ano temos tudo para uma conversão integral e plena. O Papa Francisco nos lembra que o Jubileu é um tempo para experimentar a ternura de Deus.”

Por ocasião dos 2025 anos da Encarnação do Verbo neste Ano Jubilar, Dom Celso concedeu a Bênção Papal. “Uma bênção especial enviada pelo Papa Francisco aos fiéis presentes, expressando a proximidade e solicitude do nosso querido Papa Francisco”, disse.

Os fiéis também puderam receber a Indulgência Plenária. “Essa bênção, é retornada como Indulgência Plenária. E conforme os ensinamentos da Igreja, é a remissão total da pena temporal, devida pelos pecados já perdoados. Para recebê-la devemos estar em estado de graça, receber recentemente o sacramento da confissão, participar da eucaristia, rezar nas intenções do Papa e nos propor firmemente nos desapegar dos pecados”, explicou o bispo.

A Missa Jubilar foi um momento oportuno de comunhão entre as Igrejas do Subsetor, um marco que permanecerá guardado no coração de cada um dos presentes. “Celebramos com alegria este Ano Jubilar que marca os 2025 anos do nascimento de Jesus, nosso Salvador. Este jubileu, proclamado pelo Papa Francisco sob o tema ‘Peregrinos de Esperança’, nos convida a renovar nossa fé e esperança”, ressaltou Dom Celso.

“Como peregrinos de esperança, somos convidados a caminhar juntos em direção a um futuro iluminado pela fé e pela solidariedade. O Papa Francisco nos chama a sermos sinais vivos de esperança”, concluiu.