22 ABRIL 2025

PE. DEOLINO PEDRO BALDISSERA, SDS


Celebramos novamente a Páscoa, nossa principal festa cristã. Celebramos a Ressurreição de Cristo. Este é o fato mais importante da história da humanidade, embora muitos não o reconheçam! Na verdade, trata-se de um mistério de nossa fé! O fato de ser mistério não significa que incompreensível. Nós conseguimos entender até onde nossa inteligência é capaz e nossa fé alcança. O mistério sempre ultrapassa os horizontes humanos e se insere na esfera do Divino.

Ouvimos do Evangelho de João que no primeiro dia as semana (domingo) Maria Madalena foi ao túmulo ainda de madrugada, encontrou-o aberto, sem o corpo que procurava. Pensou que alguém o tivesse levado. Contou a Pedro e João que foram correndo verificar. Encontraram os panos que envolveram o corpo, o discípulo que amava o Senhor, viu e acreditou!

A ressurreição de Jesus é um fato histórico testemunhada não só pelos discípulos de Jesus, mas por muita gente como São Paulo diz: mais de quinhentos. Não só as aparições do Ressuscitado são testemunhas de sua Ressurreição, mas também o que aconteceu depois dela na vida dos apóstolos e outros seguidores. Prova ainda da ressurreição de Cristo, é o fato dela ter acontecido há mais de dois mil anos e continua presente nos corações dos milhões que hoje “creem sem ter visto”! Não podemos imaginar que tantas pessoas que creem na Ressurreição sejam tolas ou ignorantes com mentalidade arcaica. Pelo contrário é o que sustenta e dá sentido à vida de todos eles desde as mais simples até as mais cultas.

A ressurreição de Cristo trouxe uma esperança de que a vida não termina no cemitério. Sua palavra transmitida pelos Evangelhos e cartas dos apóstolos nos falam que “quem com Cristo morre com Ele ressuscita”. Nós professamos em nosso credo: “... creio na ressurreição da carne...”. Diante disso faz sentido rezarmos pelos nossos falecidos recomendando-os à misericórdia de Deus, caso contrário seria vã e mesquinha nossa crença e esperança.

Quando celebramos a festa da Páscoa cada ano não é apenas uma recordação do fato histórico, é sim, a celebração de um acontecimento novo que irradia luz nova e renova nossa vida e estimula a vivermos de acordo com o que professamos.

Nós costumamos desejar uns aos outros “feliz Páscoa”. Nesse desejo está implícito a alegria de nos sentirmos salvos pela morte e ressurreição de Cristo. Este desejo proclama a certeza da vida eterna no ressuscitado. A Páscoa simbolizada no círio Pascal aceso e presente nos batismos de novos cristãos, nos lembra que ela é luz para nossa vida e em sua Luz somos convidados a sermos também luz no mundo.

Celebremos a Páscoa com a mente e o coração. A mente que nos faz aceitar o mistério que nela está presente, o coração que nos faz experimentá-la como realidade profunda que preenche nossos espaços íntimos e direciona nosso agir cotidiano.

Que tenhamos todos uma “Feliz Páscoa” permanente e jubilosa reacendendo nossa fé e esperança, como peregrino que somos, andantes em direção da plena vida no Ressuscitado.

FELIZ PÁSCOA – ALELUIA –SHALON,  CRISTO RESSUSCITOU!

ORAÇÃO

Senhor Ressuscitado, que alegria nos dás com tua Ressurreição. É a certeza da nossa também. Tu disseste quem contigo morre, contigo ressuscita.

Senhor que tua ressurreição traga paz ao nosso mundo tão conturbado pelas guerras e desavenças por causa das lutas comerciais. Que tua luz ilumine os nossos caminhos que andam muito desumanos, ilumina os de agora e do futuro!

Acende em nós o fogo de teu amor para que possamos propagá-lo nas escuridões de nosso mundo.

Senhor Ressuscitado, acenda em nossa vida novo ardor, afugenta as trevas das doenças que nos afligem. Restaura a esperança, queremos ser “peregrinos de esperança”, para vivermos na certeza de que andas conosco. Aumenta nossa fé para que ela seja mais forte e testemunhe tua ressurreição!

Reabre os corações que estão fechados no tumulo do próprio egoísmo, enche-os com teu amor. Infunde coragem aos desanimados e levanta os caídos e sofredores. Entra na vida de todos para que tenhamos um mundo novo, mais humano e solidário.

Senhor Ressuscitado fica conosco para que não haja mais escuridão que nos amedronte. Tua paz,  primeiro dom que deste após a ressurreição, encha com ela  a vida de todos. Teu shalon penetre no mundo inteiro e afaste de nós os males causados pelas guerras. Que ela permanece hoje e sempre! E assim vivamos com muita alegria a Feliz Páscoa que nos dás. Amém!