28 ABRIL 2025
ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA | DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR
Desde 2022, uma ação importante desenvolvida pela Coordenação Diocesana da Animação Bíblico-Catequética é a realização de duas tardes anuais de formação e espiritualidade nos subsetores da diocese. Esses encontros têm se configurado como momentos especiais de partilha, reflexão e encaminhamentos, contando com a participação dos coordenadores paroquiais de catequese, coordenadores da catequese das comunidades, membros das equipes paroquiais de catequese, formadores de catequistas e catequistas do catecumenato. O objetivo principal é promover em cada subsetor um espaço de práticas catequéticas, coerentes com a realidade local. A Coordenação Diocesana organiza os roteiros e materiais, enquanto cada coordenador de subsetor é responsável pela organização local e pela distribuição das tarefas entre as paróquias.
Atualmente, está em fase de elaboração o pré-projeto para formação e instituição do Ministério de Catequista. A equipe diocesana já orientou os coordenadores paroquiais, no dia 15 de fevereiro, sobre o percurso que será realizado até 2027. Este ano está sendo dedicado à sensibilização sobre o tema e seus fundamentos. O projeto definitivo deverá estar pronto em novembro de 2025. Este encontro de abril é o segundo passo do pré-projeto, tratando de refletir sobre a pessoa do catequista e sua vocação. A equipe entende que, antes de pensar em um ministério instituído, é preciso considerar os catequistas presentes nas nossas realidades locais. Por isso, é fundamental iniciar pela temática do ser catequista, destacando que, antes de tudo, o catequista é uma pessoa que tem dimensões relacionais (consigo, com o outro, com Deus e com a Casa Comum). A partir dessa compreensão, o catequista é convidado a rever sua vocação, ressignificando seu chamado para melhor entender sua missão. Entendendo isso, será possível discernir sobre seu ministério nas três configurações específicas: ministério reconhecido, ministério confiado e ministério instituído.
Esse discernimento deve ser realizado em comunidade e para o benefício dela mesma. Portanto, é a comunidade que, em conjunto com o Conselho Missionário e Pastoral Paroquial (CMPP), com o pároco e o grupo de catequistas, auxilia no reconhecimento daqueles que têm “fé profunda e maturidade humana, [...] uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, para ser solícitos comunicadores da verdade de fé e tenham já uma madura experiência prévia de catequese” (Antiquum Ministerium 8 - Papa Francisco), assim os catequistas são chamados a ser testemunhas da fé, mestres e mistagogos, acompanhantes e pedagogos que ensinam em nome da Igreja.
A programação dos encontros começou com uma acolhida especial, seguida do momento orante “Permanecei em mim” (Jo 15,4), que proporcionou aos participantes um espaço de profunda reflexão por meio da leitura bíblica, silêncio meditativo e gestos simbólicos de bênção mútua. Em seguida, aconteceu a vivência intitulada “Onde estão minhas raízes?”, que promoveu atividades simbólicas individuais e coletivas, ajudando cada participante a refletir sobre suas próprias raízes espirituais e missionárias.
A temática central do encontro, “Catequista: chamado a educar na fé com amor, escuta e esperança”, foi desenvolvida a partir da apostila especialmente preparada pela Coordenação Diocesana para este momento formativo. O material foi estudado pelos participantes divididos em pequenos grupos, aprofundando as quatro relações fundamentais do catequista: consigo mesmo, com os outros, com a criação e com Deus. Após as reflexões em grupo, houve uma plenária para partilhar sínteses e conclusões, enriquecendo ainda mais a experiência vivida.
Outro ponto relevante foi o planejamento conjunto para o próximo encontro do subsetor, agendado para julho. Esse encontro, em sua segunda edição anual, será destinado a todos os catequistas das paróquias que compõem cada subsetor e representará a terceira ação do pré-projeto "Rumo ao Ministério de Catequista".
Em 2024, na primeira edição deste encontro, houve uma expressiva participação, com 1655 participantes nos 8 subsetores da Diocese.
O encontro deste ano terá como tema "Catequista: chamado a servir na comunidade de fé, em caminho sinodal", e como lema a passagem bíblica: "Tudo faço por causa do Evangelho" (1Cor 9,23). Será um momento especial de reflexão e discernimento, buscando criar uma cultura vocacional para o catequista, enfatizando a importância de se reconhecer como pessoa chamada por Deus. Essas reflexões serão as bases sólidas necessárias para a elaboração e implantação bem-sucedida do Ministério de Catequista.
A equipe organizadora ressaltou importantes orientações para o encontro de julho, destacando especialmente a necessidade de contar com brigadistas preparados em cada subsetor, equipes locais para liturgia e acolhida alinhadas à Ação Evangelizadora Diocesana, e enfatizou ainda a importância de uma colaboração financeira justa e transparente com as paróquias anfitriãs.
Outro assunto tratado foi a atividade especial para o segundo semestre de 2025, durante o Ano Jubilar, onde cada subsetor é convidado a realizar ações em comunhão com o Jubileu do Ano da Esperança. Essa atividade poderá incluir um momento de espiritualidade e motivação, peregrinação até a igreja jubilar do subsetor e celebração eucarística, vivenciando os passos necessários para receber a indulgência plenária. O objetivo não é um grande evento, mas sim um gesto simbólico e orante de peregrinação pessoal e comunitária, como expressão de comunhão com a Igreja e renovação da esperança na missão catequética. Os coordenadores dos subsetores estarão articulando junto aos presbíteros das Igrejas Jubilares as possibilidades para essa vivência.
A Coordenação Diocesana da Animação Bíblico-Catequética considera muito expressiva a participação nos subsetores, pois estiveram reunidos ao mesmo tempo 375 participantes. O Subsetor Quitandinha reuniu 48 participantes; o Subsetor Piraquara contou com 28 participantes; Fazenda Rio Grande reuniu 104 participantes; Agudos do Sul com 45 participantes; Araucária contou com 63 participantes e o Subsetor Xingu reuniu 37 participantes.
SUBSETOR AGUDOS
Capela Divino Espírito Santo - Paróquia Nossa Senhora das Graças - Piên
SUBSETOR PIRAQUARA
Capela Santíssima Mãe de Deus - Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Guatupê
SUBSETOR QUITANDINHA
Matriz - Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde - Quitandinha
SUBSETOR XINGU
Capela São Francisco de Assis - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - São José dos Pinhais
SUBSETOR FAZENDA
Capela São Francisco de Assis - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Fazenda Rio Grande
SUBSETOR ARAUCÁRIA
Matriz - Paróquia São João Batista - Contenda
SUBSETOR LAPA
Matriz - Paróquia Santo Antônio - Lapa
Dando sequência à programação diocesana, o Subsetor Centro realizará seu encontro formativo no próximo sábado, dia 03 de maio, fortalecendo ainda mais essa caminhada conjunta de formação e espiritualidade.
A Coordenação Diocesana da Animação Bíblico-Catequética agradece o empenho e a dedicação de todos os envolvidos, destacando que momentos como este fortalecem a missão catequética, promovendo uma Igreja cada vez mais viva e em comunhão.