06 OUTUBRO 2025

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR


O Projeto Ecos de Proteção, realizado pelo Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) em parceria com a PUCPR, o Farol 1817, a Diocese de São José dos Pinhais e com apoio do Instituto L’Hermitage PUCPR, promove em outubro um Ciclo de Diálogos sobre a prevenção das violências contra crianças, adolescentes e adultos vulneráveis, no âmbito civil e eclesial.

O objetivo é fomentar o debate sobre a proteção das infâncias, fortalecer a cultura do cuidado e refletir sobre estratégias para a promoção de ambientes seguros e acolhedores. A proposta inclui a apresentação do conceito de “comunicação amigável” como ferramenta de proteção e a escuta das redes de apoio presentes no território diocesano.

Além disso, serão compartilhados resultados de uma pesquisa aplicada na Diocese de São José dos Pinhais, que mapeou a rede de proteção à infância nos 14 municípios que a compõem, abordando a organização territorial da Diocese, o papel dos equipamentos da rede de proteção e a articulação entre Igreja e sociedade civil, em sintonia com a Carta Apostólica Vos Estis Lux Mundi (2023).

Programação
07 de outubro, às 19h (on-line)
Tema: Escuta do território e redes de proteção em ambientes civis e eclesiais. (Cristiano Hamman e Eliane De Carli)

14 de outubro, às 19h (on-line)
Tema: Comunicação amigável na divulgação sobre proteção às infâncias e pessoas vulneráveis (Márcia Veiga da Silva e Profª Ir. Joana Puntel)

21 de outubro, às 19h (on-line)
Tema: A proteção das infâncias e adultos vulneráveis na Igreja
(Profª Carolina Monteiro Orphanopoulos)

Inscrições gratuitas pelo link: bit.ly/dialogo-ecos