
20 OUTUBRO 2025
PASTORAL DA EDUCAÇÃO
No dia 18 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Xingu, aconteceu a celebração do Jubileu dos Educadores, com o tema “Educadores, semeadores de esperança”.
Na ocasião, foi apresentada a Pastoral da Educação da Diocese de São José dos Pinhais. Antecedendo a celebração Jubilar, houve um momento formativo marcado por oração, testemunhos de professores e explanação sobre a identidade e missão da pastoral. Com a presença de Dom Celso Antônio Marchiori, bispo diocesano, Pe. Celmo Suchek de Lima, coordenador da ação evangelizadora diocesana, Zilda de Fátima Muliki dos Santos e Orlando Assis coordenadores diocesanos da Pastoral da Educação, e professores/as dos três setores pastorais da diocese.
Na acolhida, Pe. Celmo, ressaltou a importância dessa pastoral “a implantação da pastoral da educação vem fortalecer o projeto da ação evangelizadora diocesana do serviço a vida plena, contribuindo com as Pastorais Sociais”. Também fez uma memória do caminho percorrido até o momento, “a pastoral da educação, percorreu um caminho muito bonito, com passos firmes baseados em estudo, oração e escuta do Espírito. Começa em 2022, com um grupo de estudos na modalidade on-line, intitulado ‘Conversas sobre educação’, trazendo para discussão, documentos como o Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco entre outros. No início assume a coordenação dessa pastoral, Zilda. E em 2024, vem somar a essa coordenação o professor Orlando Assis, do município de Quitandinha”.

Zilda destacou que a Pastoral da Educação passou por um tempo comparado a uma “gestação”. Com muito cuidado, carinho e responsabilidade, chega ao momento de seu nascimento. Também enfatizou: “Agora é que o trabalho começa de verdade. Exigindo de todos a capacidade de nutrir, orientar e conduzir a pastoral. Dependerá de dedicação, resiliência, inspiração, fé, serviço, oração, escuta do Espírito e discernimento”. Lembrou que é preciso trazer mais pessoas para esta caminhada, reforçando para a importância dessa pastoral ser organizada nas paróquias.

Foram convidados professores representantes dos setores pastorais, para darem seu testemunho, respondendo à questão: O que significa ser um educador um educador semeador/a de esperança. Professora Terezinha Telma Barddal, da Paróquia Nossa senhora dos Remédios, Araucária, destacou que o papel do professor é levar seus alunos a acreditarem em si mesmos. Professor Rogério da Silva Rocha, da Paróquia Bom Jesus da Cana Verde de Quitandinha, apontou que ser um semeador é condição inerente ao ofício e à missão do educador. Professora Jéssica Adriane Pianezzola da Silva, de São José dos Pinhais, Paróquia Nossa Senhora de Fátima, observou que o educador nas diferentes etapas e modalidades educacionais, deve olhar cada aluno em sua integralidade, através das lentes dos valores do Evangelho, pautados no amor ao próximo, justiça e fraternidade.
Estiveram presentes as coordenadoras da Pastoral da Educação do Regional Sul II, professoras Rosiana de Moura Proença Pereira e Olga Inês Kadajskyj. Professora Rosiana parabenizou a Ação Evangelizadora, pelo apoio à pastoral, destacou que a perseverança da coordenação diocesana foi importante para tornar a ideia da Pastoral da Educação uma realidade. Colocou-se à disposição para auxiliar neste processo de implantação, acrescentando que “o caminho não é fácil, haverá momentos de luzes e sombras. Por isso, apoiar-se na Palavra de Deus, na oração e nos companheiros de caminhada, são determinantes para não desanimar”.


Orlando Assis, apresentou a identidade e missão da Pastoral da Educação, destacando que “a Pastoral da Educação é a ação Evangelizadora da Igreja Católica nos ambientes educacionais, buscando a formação integral de pessoas. Atua nos diferentes ambientes educativos, escolas públicas e privadas, espaços de educação e ensino informais, ONG’s entre outros, apoiando educadores, estudantes e as famílias com atividades pedagógicas inspiradas no Evangelho, promovendo a reflexão crítica sobre os processos educativos, defendendo a dignidade humana e valores como solidariedade, cuidado com o outro, justiça e paz”.

Encerrando esse primeiro momento, foi apresentado a identidade da Pastoral da Educação com a entrega do material produzido pela diocese, contendo, apresentação, objetivos, ações para implantação da pastoral nas paróquias e um QRcode contendo materiais sobre a pastoral.
Em seguida, passou-se à Peregrinação Jubilar até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, onde ocorreu a Celebração Jubilar presidida por Dom Celso, e concelebrada pelo Pe. Celmo. Durante sua homilia, Dom Celso salientou que diante de Deus, educadores e educadoras são uma só família. Que o professor deve buscar educar na fraternidade, formando discípulos missionários capazes de dialogar e construir pontes, unindo com sabedoria cabeça, coração e mãos, ensinando a viver a beleza da comunhão. Em sua benção final, Dom Celso pede à Deus “fortalecei em todos os professores e professoras o compromisso com a vida, com a justiça e a paz”.




Texto: Zilda de Fátima Muliki dos Santos
Fotos: PASCOM Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Xingu
