
28 OUTUBRO 2025
ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA
Encontros simultâneos reforçam a unidade diocesana e o compromisso com a missão catequética.
No dia 25 de outubro de 2025, a Diocese de São José dos Pinhais viveu um novo passo em sua caminhada diocesana “Rumo ao Ministério de Catequista”. Em sete subsetores pastorais, catequistas, coordenadores e formadores se reuniram em clima de comunhão e esperança para discernir juntos as propostas que integrarão o Projeto Diocesano do Ministério de Catequista.
Os encontros seguiram um mesmo roteiro, preparado pela Coordenação de Assessores da Animação Bíblico-Catequética, que convidou cada comunidade a viver a espiritualidade da escuta, do serviço e da missão. Durante o momento de estudo e partilha, o texto “O Ministério de Catequista na Igreja e na Diocese de São José dos Pinhais” foi lido de forma coletiva e orante. Inspirado no Motu Proprio Antiquum Ministerium (Papa Francisco, 2021) e no Documento 112 da CNBB, o material apresentou o caminho formativo que a Diocese irá percorrer, com três grupos de catequistas – atuantes, intermediários e iniciantes – e o horizonte da instituição ministerial gradual até o ano de 2030.
Na sequência, os grupos refletiram sobre o significado da vocação catequética e sobre os passos concretos para fortalecer a missão nas comunidades. As sínteses produzidas em cada local serão reunidas na Síntese Diocesana de Novembro, que servirá de base para o documento final do Projeto do Ministério de Catequista.
As falas dos participantes revelaram alegria, esperança e compromisso com o caminho que está sendo realizado. O catequista Afrânio Machado, da Paróquia São Gabriel da Virgem Dolorosa, subsetor Fazenda Rio Grande, expressou o entusiasmo do grupo:
“Estão engajados, estão comprometidos, e vendo novos rostos, isso inspira ainda mais a quem já está há algum tempo na catequese. Eles olham com um olhar assim, de ‘eu quero fazer parte disso’. Então, a experiência hoje foi muito boa.”
O coordenador e formador Antônio Carlos Kuzman, da Catedral São José (subsetor Centro), destacou o valor do encontro como espaço de reflexão e unidade:
“O ponto mais importante foi saber que haverá a Escola Catequética de preparação. Eu acho que todos os catequistas que querem realmente ser catequistas devem participar para se aprofundar na fé. Como reflexão, levamos a união da Diocese em procurar evangelizar todas as pessoas o máximo possível, e todos com o mesmo objetivo e na mesma direção.”
A catequista Maria Sederli de Lima, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (subsetor Agudos), ressaltou a beleza do chamado ministerial e a necessidade de perseverança na missão: “O fato desse novo contexto do ministro da catequese me chamou bastante atenção. O mais importante é o desejo de participar, de doar o mais precioso do nosso tempo para a catequese. Temos muito ainda a aprender.”
Já Edna Martins dos Santos Fernandes, coordenadora de comunidade da paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, no subsetor Xingu, testemunhou como o Projeto Reiniciação tem se tornado fonte de esperança e renovação: “O Ministério de Catequista ainda nos inquieta, porque é tudo muito novo. Mas o Projeto Reiniciação me trouxe muita esperança, porque tudo está muito alinhado. A gente percebe que existe a ação do Espírito Santo. Pode ser que nem todos cheguem ao ministério, mas serão bons catequistas. O importante é estarmos no caminho. Nós teremos muito que caminhar, e o caminho está muito bem trilhado.”
Ao final, os grupos realizaram uma celebração de envio, com a leitura da parábola do semeador e o gesto simbólico de entrega de um ramo verde, sinal do compromisso de cuidar da fé nas comunidades. O clima de comunhão e gratidão marcou o encerramento dos encontros.
Subsetor Lapa
Subsetor Araucária

Subsetor Centro

Subsetor Xingu

Subsetor Agudos

Subsetor Piraquara

Subsetor Fazenda

Participação nos subsetores
Lapa: 36 catequistas (três paróquias)
Araucária: 54 participantes (seis paróquias)
Centro: 25 participantes (cinco paróquias)
Xingu: 43 participantes (oito paróquias)
Agudos: 63 participantes (três paróquias)
Piraquara: 27 participantes (quatro paróquias)
Fazenda Rio Grande: 54 participantes (sete paróquias)
Total: 302 participantes.
Coordenação Diocesana da Animação Bíblico-Catequética
Diocese de São José dos Pinhais
