
05 NOVEMBRO 2025
PASTORAL PRESBITERAL
Entre os dias 28 e 30 de outubro, os presbíteros diocesanos e religiosos participaram da Formação Permanente, realizada na Casa de Retiros Nossa Senhora do Amparo, em Colônia Marcelino.
A programação teve início com a Santa Missa presidida por nosso bispo, Dom Celso Antônio Marchiori. Na sequência, o casal professor Vilson e Nivalda, do Instituto de Parapsicologia Clínica e Hipnoterapia Sistêmica (IPACSI), conduziu o primeiro momento de reflexão, aprofundando o funcionamento da mente, os níveis de consciência e a formação da personalidade.



No segundo dia, 29 de outubro, a assessoria foi conduzida pelo Professor Doutor Diogo Pessotto, que provocou os presbíteros a pensar elementos essenciais da eclesiologia e aspectos do Pontificado do Papa Leão XIV.



Já na quinta-feira, 30 de outubro, o coordenador da Ação Evangelizadora, Pe. Celmo Suchek de Lima, conduziu um momento de reflexão a partir da sinodalidade, convidando os presbíteros a meditar sobre a Sinodalidade, a partir dos Documentos da Igreja: “Numa Igreja Sinodal, os Presbíteros são chamados a viver o seu serviço numa atitude de proximidade com as pessoas, de acolhimento e de escuta de todos, abrindo-se a um estilo sinodal. Os presbíteros constituem com seu bispo um presbitério” (LG 28), “e colaboram com ele no discernimento dos carismas e no acompanhamento e orientação da Igreja local, com uma atenção particular ao serviço da unidade. São chamados a viver a fraternidade presbiteral e a caminhar juntos no serviço pastoral” (Documento Final do Sínodo da Sinodalidade, n. 72)
O método utilizado foi a conversa espiritual: grupos pequenos, partilha de vida, missão e, claro, a escuta daquilo que o Espírito insiste em sussurrar ao presbitério da Diocese de São José dos Pinhais.



Ao final, Dom Celso fez suas ponderações finais, ajudando a fechar o caminho percorrido nesses dias de formação e convivência. O encontro encerrou-se com o almoço.
Pe. Marcio Adriano Krefer
Coordenador da Pastoral Presbiteral
