
14 NOVEMBRO 2025
INSTITUTO DOM LADISLAU BIERNASKI
No dia 11 de novembro, terça-feira, aconteceu a última aula do Curso Concílio Vaticano II: Sinodalidade, Esperança e Formação Jubilar, organizado pelo Instituto Dom Ladislau Biernaski. O curso concentrou-se no estudo das quatro Constituições Conciliares — Dei Verbum, Sacrosanctum Concilium, Lumen Gentium e Gaudium et Spes — consideradas os pilares teológicos e pastorais do Vaticano II.
O curso ocorreu na Paróquia São Pedro, em São José dos Pinhais, e teve a assessoria dos professores Felipe Sérgio Koller e Diogo Marangon Pessotto.
A metodologia utilizada contemplou encontros presenciais e momentos de estudo pessoal em casa, seguindo um itinerário formativo estruturado em momentos complementares: introdução ao Concílio Vaticano II, contextualização histórica e espiritual do Concílio, apresentação dos conteúdos principais de cada Constituição e leituras dirigidas, sugestões de meditação e reflexão pessoal, para complementar a formação e favorecer a assimilação interior do conteúdo.
Importante destacar que este curso foi sistematizado pensando no contexto celebrativo do Jubileu da Esperança (2025) e do marco histórico dos 60 anos do encerramento do Concílio Vaticano II (1965-2025). Ambos os acontecimentos oferecem uma ocasião privilegiada para retomar as constituições conciliares, avaliar o caminho já percorrido e discernir os passos que ainda precisam ser dados. Deste modo, a celebração jubilar e a memória conciliar se entrelaçam, oferecendo um horizonte de esperança e renovação para toda a Igreja.
A recepção do curso por parte dos participantes foi muito positiva, destacando a qualidade dos assessores, os conteúdos abordados, a metodologia adequada e a organização pedagógica. Todos solicitaram que o curso tenha continuidade para aprofundamento dos documentos, assim como para tratar de outros assuntos eclesiais e pastorais.
Para o ano de 2026, o Instituto Dom Ladislau está preparando novos cursos, com assuntos variados em formatos diferenciados, para promover cada vez mais espaços de conhecimento, reflexão e partilha, onde todas as pessoas que se interessam por conhecer mais sobre a Igreja possam aprofundar a fé, redescobrir a beleza da vida comunitária e reforçar o compromisso missionário com a Igreja e com o mundo.

Zilda de Fátima Muliki dos Santos
