17 DEZEMBRO 2025

DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS/PR


No sábado, 13 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Araucária/PR, foi lugar de alegria e júbilo para a Igreja Diocesana com a Ordenação Diaconal de José Luiz Lazaroto Neto e Lucas Dias Sandeski, conferida pela imposição das mãos e oração consecratória do bispo diocesano, Dom Celso Antônio Marchiori.

José Luiz escolheu como lema de ordenação: “Nisto conhecemos o Amor: ele deu sua vida por nós. E nós também devemos dar nossa vida pelos irmãos” (1Jo 3,16). Já Lucas assumiu o lema: “Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor” (Sl 88,2), expressando a espiritualidade que deseja viver no ministério diaconal.

Em sua homilia, Dom Celso destacou que os lemas revelam o modo como cada um deseja servir à Igreja. Segundo o bispo, José Luiz é configurado ao Cristo que se entrega, enquanto Lucas é configurado ao Cristo que revela o amor fiel do Pai. “Os dois se encontram na mesma fonte: o amor que se faz serviço, à maneira de Jesus, que veio para servir”, afirmou.

Dom Celso também ressaltou que o diácono, configurado a Cristo Servo, é introduzido em um dinamismo de doação total: “Já não se pertence mais a si mesmo; sua vida passa a apontar sempre para Cristo”.

Ao final da celebração, Dom Celso anunciou que o Diácono José Luiz exercerá seu ministério na Paróquia Santo Antônio da Lapa, enquanto o Diácono Lucas realizará seu período de diaconato na Paróquia Cristo Rei em Campo do Tenente. 

A celebração contou ainda com a presença de Dom Estevão Nery Fantésia Pinto, OCSO, abade do Mosteiro Trapista, além de padres, diáconos e seminaristas da diocese, familiares, amigos e fiéis das comunidades onde José Luiz e Lucas realizaram sua caminhada pastoral e de suas comunidades de origem.

Setor de Comunicação – Diocese de São José dos Pinhais/PR