A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta quarta-feira, 23 de novembro, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja para os Jovens – Docat.
As cerimônias ocorrerão em locais e horários distintos, uma na sede da CNBB, em Brasília (DF), às 14h30 e outra no Colégio Dom Bosco, às 20h, também em Brasília.
O Docat é uma adaptação atraente e ilustrativa do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, um pequeno manual dos Ensinamentos Sociais da Igreja. O livro foi idealizado pelos mesmos criadores do Catecismo Jovem (Youcat) e apresentado durante a Jornada Mundial da Juventude 2016, ocorrida em Cracóvia, na Polônia. Seu principal objetivo é ensinar numa linguagem dialógica, com perguntas e respostas, como os jovens cristãos podem mudar o mundo através da ação social e política, com base nos ensinamentos do Evangelho.
A elaboração e a ilustração do livro contou com a participação de jovens de diferentes países. De acordo com o assessor da Comissão para a Juventude, padre Antônio Ramos Padro, com o Docat a Igreja pretende ter um alcance maior, sobretudo dos Jovens. “A Doutrina Social da Igreja é um documento antigo e que nessa linha de diálogo com os jovens os convoca para praticar três ações contínuas, uma é de se transformar; transformar ele mesmo enquanto jovem, transformar ao seu redor e transformar a sociedade”, explica.
Durante o lançamento, a “Edições CNBB” disponibilizará exemplares para a venda. Participarão da ocasião, a presidência da CNBB, membros do Conselho Episcopal Pastoral e representantes do Setor Juventude da arquidiocese de Brasília.
Informações da CNBB - www.cnbb.org.br