Pe. Celmo Suchek de Lima e Pe. Marcio Adriano Krefer. Foto: Marina Varchaki

No dia 25 de novembro de 1950 a Rádio Legendária entrava no ar pela primeira vez.

Nos seus 66 anos de história podemos relembrar tantas pessoas que marcaram voz e desenharam uma incrível compostura radiofônica e administrativa que o povo lapiano jamais esquecerá. Vale lembrar o Padre João Augusto Sobrinho, Monsenhor Henrique Osvaldo Falarz, e tantos diretores, locutores, funcionários e colaboradores que até aos nossos dias atuais mostram o carinho por esta emissora, considerada a primeira rádio católica do Paraná.

E como não fazer memória do Clube da Amizade, criado em 29 de junho de 1957, da iniciativa de um ouvinte, o sr. João Francisco de Siqueira juntamente com outros colaboradores. Hoje, os sócios do Clube e do Clubinho da amizade continuam demonstrando o carinho pela emissora e auxiliando na manutenção da mesma.
A homenagem não poderia ser outra, senão pelo povo lapiano, que integra a sua vida, espiritualidade e lutas do dia a dia. Uma das marcas da rádio legendária na sua programação é a evangelização. Além de informar, divertir, entreter, a emissora preocupa-se em anunciar a Boa Nova do Evangelho. Disto não podemos nos omitir. É uma emissora de cunho cristão católico e um dos grandes méritos é evangelizar. Comunicação e informação sustentados com base nos valores morais e éticos e realizados na veracidade dos fatos e acontecimentos. A Rádio Legendária deseja expandir o seu potencial de fazer o bem, comunicar a alegria do amor e ser a voz profética neste mundo abocanhado por incontáveis ideologias.
São 66 anos construídos com muito amor, dedicação, empenho e sacrifício. Obstáculos são visíveis e os desafios aparecem a cada dia. Mas com coragem e ânimo vamos avante, graças a Deus e aos radiouvintes, que acreditam e ajudam a crescer em busca do melhor para o Município e para nossa amada Igreja Particular, a Diocese de São José dos Pinhais. E a cada dia, somam-se mais pessoas que deixam marcadas suas vidas pela profunda experiência da comunicação na verdade e na justiça.

Funcionário da Rádio Legendária. Foto: Marina Varchaki

Hoje, o nosso grande desafio é com a transmissão, que tantas vezes não chega em todas as comunidades ou sofre com as interferências de sinal. Já estamos no processo de migração para FM e bem próximos de concretizar este sonho. Porém, dependemos totalmente do Ministério das Comunicações. Esperamos que em breve poderemos solucionar esses problemas e todos poderão apreciar com mais qualidade a programação da rádio legendária. Com mais potência e qualidade na transmissão, poderemos chegar em quase toda a Diocese de São José dos Pinhais.
Esses 66 anos são de lutas e desafios, de alegrias e vitórias. A Fundação São Benedito é a mantenedora da Rádio Legendária e também da TV Legendária (canal 31), que atualmente retransmite a programação da TV Evangelizar.
Parabéns Rádio Legendária! Parabéns aos radiouvintes.

Confira o Especial Rádio Legendária no youtube: https://youtu.be/KTzcj2tNUSg

M.A.K.