17 dez 2016 - Na manhã de sábado (17), oito sem-teto foram até a residência do Papa, na Casa Santa Marta, para parabenizar Francisco por seus 80 anos.
As duas mulheres e seis homens estavam acompanhados por Mons. Konrad Krajewski, Esmoleiro do Papa, que os convidou esta manhã nos arredores da Praça S. Pedro. Os sem-teto eram quatro italianos, um moldavo, dois romenos e um peruano.
Às 7h15, o Papa os saudou um por um, recebendo um maço de girassóis, que foi colocado na capela da Casa Santa Marta. Francisco os convidou para o café da manhã e ficou com eles até 7h45, dos quais se despediu oferecendo doces argentinos. A seguir, o Pontífice deixou a Casa Marta para celebrar a missa com os cardeais na capela paulina, no Palácio Apostólico.
Neste sábado, em muitos refeitórios romanos, ao final do almoço ou do jantar é oferecido em nome do Papa um doce de aniversário, enquanto os hóspedes de vários dormitórios recebem um envelope com uma imagem do Natal e um pequeno presente.
50 mil mensagens
Até a tarde de sábado, chegaram ao Pontífice, via e-mail, quase 70 mil felicitações provenientes de todo o mundo. As mensagens mais numerosas são em inglês, espanhol, polonês e italiano, e mais de mil são em latim.
No Twitter, o Pontífice agradeceu seus seguidores com a seguinte mensagem: "Agradeço-lhes pelo seu afeto. Não se esqueçam de rezar por mim".
Informações: Rádio Vaticana