23 dez 2016 - A Encarnação do Filho de Deus é consequência do amor que Deus tem por nós: “Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Após o pecado, em que o homem escolheu um caminho de escravidão ao invés de viver no amor com liberdade responsável, urgia a necessidade de uma libertação a fim de restabelecer o ser humano em sua dignidade e harmonia original. Por isso o próprio Deus, em seu amor de Pai, enviou seu Filho amado para redimir a humanidade. Essa criança vem como cumprimento de uma promessa divina e vem como salvação para todos. Essa criança é o Messias, o Salvador prometido, anunciado e esperado por séculos pela humanidade. Ela é semelhante às outras crianças por sua humanidade, mas totalmente diferente por sua divindade. É Deuscriança, Deus encarnado, Deus feito homem.

A vinda de Jesus, o Cristo de Deus, causou e causa grande alegria e comoção. A sua vinda amorosa é motivo de renovadas esperanças e certezas de fé. Mas é, sobretudo, prova definitiva do amor infinito de Deus. A sua Encarnação traz para nós o verdadeiro sentido da vida que está no amor com todas as suas maravilhosas manifestações de bondade, justiça, paz e comunhão. O tempo natalino é naturalmente um tempo de melhoria dos relacionamentos humanos. É de fato um tempo de graça e salvação para quem crê e ama. Jesus Cristo é o amor divino feito homem que cria, recria e plenifica a nossa vida e tudo o que existe. Ele é o princípio e o fim de tudo. Nele é que nós existimos, nos movemos e somos. Ele é o amor divino que nos envolve.

A Encarnação do Verbo eterno de Deus está ligada à nossa salvação, por isso é a manifestação explícita da bondade do Pai em nosso favor. Ao unir sua divindade à nossa humanidade na encarnação, Jesus Cristo recria o ser humano em sua dignidade original que havia sido estragada pela soberba do próprio homem. Mais tarde ao carregar a nossa cruz e nela morrer, Ele consegue para nós o perdão de nossos pecados. É assim que o nascimento humano de Deus em Maria Santíssima por obra do Espírito Santo, em Belém, inaugura não só um novo tempo, mas um mundo novo marcado pela santidade, paz e comunhão. Um mundo de irmãos que se amam e tudo compartilham. Um mundo verdadeiro onde os valores humanos tais como justiça, dignidade, respeito, fidelidade, honestidade, união, alegria e participação, família e solidariedade se fazem vivamente presentes. Esse mundo de abertura, acolhimento e presença de amor tão desejado e bonito, existe? Evidentemente que sim, apesar de muitos continuarem a preferir as trevas à luz, a morte à vida, a divisão à comunhão, a violência à paz, o egoísmo ao amor. Basta acolher com fé e amor o enviado do Pai e permitir que Jesus seja o Senhor e Mestre. Votos de um Feliz Natal e um Abençoado 2017, em Cristo Jesus.

Dom Francisco Carlos Bach