25 abril 2017 - A Comissão das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 da CNBB, realizou entre os dias 21 a 23 de abril o Coletivo das Pastorais Sociais em Guarapuava, Paraná. Diante do cenário politico, econômico e social do país, o objetivo foi refletir, dialogar e fazer uma real análise dessa conjuntura. Confira a carta final do encontro regional das Pastorais Sociais.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

Comissão das Pastorais Sociais - Regional Sul 2

“ Nenhum camponês sem-terra, nenhuma família sem teto

e nenhum trabalhador sem direitos!! (Papa Francisco)

Nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2017, estivemos reunidos em Guarapuava – PR, o coletivo das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 da CNBB.

Diante do cenário político, econômico e social que vivemos no momento no Brasil, refletindo e dialogando com todo o coletivo das Pastorais Sociais e fazendo uma análise real dessa conjuntura, é que nós, em sintonia com todos os movimentos e organizações sociais, nos posicionamos contra toda a forma de violação dos direitos conquistados pelos trabalhadores e trabalhadoras desse país.

Portanto, nos posicionamos contrários a qualquer proposta de reformas, sejam elas previdenciárias, trabalhistas, política e outras, na forma como estão sendo apresentadas.

Reafirmamos nosso posicionamento a favor de uma urgente Auditoria Cidadã da Dívida e repudiamos toda e qualquer expressão que criminaliza as organizações e movimentos populares que lutam em defesa da vida e dos direitos humanos.

Conforme nos apresenta o Papa Bento XVI, na Encíclica Deus Caritas Est, nº 22 “a Pastoral Social é tão constitutiva da Igreja quanto a Pastoral Litúrgica e a Pastoral Bíblico-Catequética”, portanto somos desafiados para que, enquanto Igreja assumamos nossos serviços pastorais, tendo em vista a promoção da vida digna para todos e sendo portadores da Boa Nova do Reino.

Na perspectiva da convocação do Papa Francisco, na Encíclica Evangelli Gaudium, nº 30, de uma Igreja em “constante saída para as periferias”, saímos com o desejo da construção de uma Pastoral Social orgânica e de conjunto que responda às demandas gritantes do nosso povo sofrido, cumprindo assim, as exigências do Evangelho. Deus nos ajude!!

Coletivo das Pastorais Sociais do Regional Sul 2 da CNBB Guarapuava, 21, 22 e 23 de abril de 2017.