21 maio 2017 – A diocese de São José dos Pinhais realizou neste domingo (21) a 4ª Romaria Diocesana ao Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rosário do Rocio em Paranaguá.

Ao completar 10 anos, a Diocese de São José dos Pinhais peregrinou até a casa da Mãe do Rocio e lotou o Santuário localizado no litoral do Estado. Cerca de trinta ônibus das diversas paróquias da diocese chegaram ao Santuário trazendo os peregrinos. Devido a incessante chuva, não aconteceu a procissão em torno do Santuário com a imagem de Nossa Senhora como estava previsto. Os devotos participaram com muita fé e devoção do momento de oração com o manto de Nossa Senhora, ouviram depoimentos e cantaram louvando a Mãe de Deus. A celebração Eucarística foi presidida por Dom Francisco Carlos Bach e concelebrada pelos sacerdotes presentes.

O missionário redentorista irmão Jorge Tarachuque, C.Ss.R, acolheu a Dom Francisco, os padres, diáconos e todos os peregrinos. Na homilia, Dom Francisco falou sobre os motivos pelos quais amamos Nossa Senhora. “Porque nós cristãos católicos temos tanto amor e carinho pela bendita Mãe de Deus?”, indagou Dom Francisco. A primeira razão é “porque Deus assim quis. Preparou de modo amoroso para que a nós viesse o Salvador do mundo. Por isso ela é a Imaculada Conceição, preservada do pecado original para ser a Mãe do Salvador”, afirmou.
A segunda razão pela qual nós cristãos católicos temos tanto amor por Nossa Senhora está no episódio em que alguém chega a Jesus e diz: tua mãe e teus irmãos querem falar contigo. E Jesus diz: “verdadeiramente meus irmãos e minhas irmãs são aqueles que guardam a Palavra de Deus”. Maria foi a primeira a viver e a praticar a Palavra de Deus. Por isso, temos amor por Nossa Senhora porque “Jesus assim quis” e confirma no Evangelho.
“O modo mais perfeito de amar a Virgem Maria é quando amamos o seu Filho Jesus Cristo”, completou Dom Francisco. Maria diz: “fazei tudo o que Ele vos disser”.
Dom Francisco conclui fazendo uma pergunta: “qual a importância de Maria em minha vida? Ela foi importantíssima por que Deus quis, porque Jesus quis. Agora é a minha vez de dar a devida importância à Mãezinha do céu”.
Ao final da celebração Dom Francisco agradeceu o esforço e a presença de todos. Com alegria recordou todo o caminho percorrido nesses 10 anos e a potencialidade que a diocese tem de crescer muito mais. Pediu orações na missão que assumirá na diocese de Joinville a partir do dia 24 de junho. O missionário redentorista Jorge entregou a Dom Francisco duas imagens de Nossa Senhora do Rocio: uma para a Diocese de São José dos Pinhais e outra para a Diocese de Joinville.

Fotos: https://drive.google.com/drive/u/3/folders/0Bx0kh_NQVvi0LVhSbkJ2bk5nYms

PASCOM DIOCESANA / Texto: Pe. Marcio Adriano Krefer / Fotos: Marcos Roberto Sviek.