21 junho 2017 - Entre os dias 16 e 18 de junho foi realizada na ilha de Florianópolis a nona edição do Sulão Bíblico-Catequético com o tema "Comunicação no processo de Iniciação à Vida Cristã". O Sulão Bíblico-Catequético é um evento que acontece numa periodicidade aproximada de quatro anos.

Os participantes do evento são catequistas e assessores para a animação Bíblico-Catequética das Dioceses dos Regionais da CNBB dos Estados de São Paulo (Regional Sul 1), Mato Grosso do Sul (Regional Oeste 1), Paraná (Regional Sul 2), Santa Catarina (Regional Sul 4) e Rio Grande do Sul (Regional Sul 3).

Neste ano de 2017 o IX Sulão contou com a participação de aproximadamente cento e trinta pessoas. Motivados pela aprovação do Documento 107 na última Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, o Sulão foi iluminado de forma celebrativa com a caminhada da Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal, vivenciando cada um de seus tempos, a saber: o anúncio de Jesus Cristo, a catequese, a purificação e iluminação, e a mistagogia.

O final de semana do Sulão foi um rito de passagem: desde 2015 os catequistas dos regionais que o constituem receberam cartas mensais que traziam como conteúdo as atitudes comunicadoras de Jesus. É do jeito de Jesus de Nazaré que queremos anunciar o Cristo da fé. E assim aconteceu: depois de realizada a memória das outras edições do Sulão na tarde da sexta-feira, o nosso Regional Sul 2, na pessoa do coordenador Diocesano da Catequese da Diocese de São José dos Pinhais, Leo Marcelo Plantes Machado, motivou os participantes a refletir as “palavras que comunicam Jesus”. Como foi proposto pelo próprio lema do encontro, “Senhor todos te procuram” (Mc 1,37), precisamos de um novo coração e de uma mentalidade comprometida com o Evangelho na atualidade, para tornar Jesus Cristo acolhido na vida das pessoas. À noite, o Padre Domingos Volney Nandi, da Arquidiocese de Florianópolis, ajudou os participantes a refletir sobre os desafios da comunicação na vida da família e da sociedade. O sábado pela manhã foi dedicado ao tema “Jesus, o comunicador do Pai”, e a assessoria foi realizada pelo Padre Roberto Nentwig, da Arquidiocese de Curitiba. Na tarde do sábado os participantes foram organizados em grupos para realizar 12 oficinas temáticas que teve como proposta de reflexão os lugares da transmissão da fé. A noite do sábado foi dedicada para um momento de partilha da cultura do povo catarinense: houve recital de coral, apresentação das devoções portuguesas, dança alemã. Na manhã do domingo foi proposto um encontro por Regionais: cada Regional recebeu como tarefa escrever uma carta para seus catequistas. Esta carta foi iluminada pela perícope “o que vimos e ouvimos nós vos anunciamos” (1Jo 1,3). Depois desta tarefa foram lidas as cartas confeccionadas por cada Regional. E o SULÃO foi concluído com a celebração da Santa Missa presidida pelo Arcebispo de Florianópolis Dom Wilson Tadeu Jönck e concelebrada por Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba e presidente da comissão de Animação Bíblica-Catequética da CNBB.

Em síntese: ao longo de três dias de convivência, estudos e orações, foram abordados temas sobre os desafios da comunicação da fé nos dias atuais, sobre os lugares da transmissão da fé e aspectos da missão de Jesus, o comunicador do Pai. Que os frutos deste IX SULÃO, tão somente um rito de passagem de um trabalho realizado pelos catequistas na caminhada de um ano, sejam abundantes para que possamos dar continuidade na caminhada de evangelização, agora cada vez mais iluminados pelas atitudes comunicadoras de Jesus: amando, sorrindo, acolhendo, pensando ... do jeito de Jesus!

Padre Celmo Suchek de Lima