08/08/2017 - Aconteceu no último sábado (05) na paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em Piraquara/PR, a formação diocesana sobre Iniciação à Vida Cristã, com base no documento 107 da CNBB, formação de discípulos missionários.

A formação foi assessorada pelo Pe. Márcio Adriano Krefer, que abordou os capítulos II e III do documento 107 da CNBB, compreendendo os tópicos “O aprender da história e da realidade” e “Discernir como Igreja: Iluminar”.
Na oportunidade, o assessor Pe. Márcio instruiu o povo sobre a necessidade de se recuperar o caminho catecumenal vivido pelos primeiros cristãos, adaptando a realidade cristã a nossa realidade atual, para a evangelização dos povos, sendo que, para essa nova realidade a igreja nos auxilia através do documento 107 da CNBB: “Iniciação à vida cristã”.
A formação foi uma oportunidade de exortar a todos sobre o "querigma", o primeiro anúncio, que com testemunho de fé anunciavam o Evangelho de maneira plena após a experiência com o Espírito Santo.
Os participantes tiveram ainda a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o catecumenato primitivo e o caminho antecipado para a conversão, com base nos sacramentos da iniciação cristã, onde a catequese estava unida com a liturgia.
A formação trouxe ainda a importância da necessidade de se usar o catecismo da igreja como base sólida para o fortalecimento de nossa fé, pois a partir do Concilio de Trento, no Séc XVI, passou o catecismo a ser a referencia oficial de transferência da fé católica.
A tarde de formação proporcionou ainda uma visão muito importante sobre a necessidade atual das famílias serem as principais responsáveis pela educação e formação cristã de seus filhos, além da igreja estar diretamente ligada a essa formação, com uma ação pastoral mistagógica, pela introdução ao mistério de cristo vivido através da experiência comunitária na liturgia, catequese e ação missionária.
E por fim, o momento de formação trouxe ainda uma introdução sobre o RICA (Ritual da Iniciação Cristã de Adultos) e o catecumenato pré-batismal conforme o RICA, proporcionando a todos uma visão mais abrangente sobre os sacramentos da iniciação cristã e a vivência cristã, fruto da iniciação.
Esta primeira formação sobre Iniciação à vida cristã nos exorta que estamos em constante formação como cristãos e devemos sempre estar abertos a novos conhecimentos sobre a fé que nos move a servir a Cristo.

Texto: Leosmar (PASCOM – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora)
Foto: Leosmar e Marluci (PASCOM – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora)