17/08/2017 – Joinville – Iniciou na quarta-feira (16) o 10º Mutirão (MUTICOM) brasileiro de Comunicação sediado em Joinville, SC, com o tema “Educar para a comunicação” e promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O 10º Muticom brasileiro tem o objetivo de ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano. Diante das novas tecnologias e a variedade de informações, o Muticom deseja auxiliar na formação do senso critico para evitar a manipulação e despertar nos agentes e profissionais a compreensão do verdadeiro potencial da comunicação.
"Educar para a comunicação" – é o fio condutor de todo o evento que conta com mais de 800 participantes, entre bispos, padres, diáconos, profissionais da comunicação e agentes da Pastoral da comunicação de Arquidioceses e dioceses do Brasil.
A abertura do evento aconteceu na noite de quarta-feira (16) com a presença do prefeito para a comunicação da Santa Sé Monsenhor Dario Eduardo Viganó que explanou sobre as estruturas da comunicação na Igreja e a reforma do sistema de comunicação do Vaticano.
O Muticom conta também com a presença do Arcebispo de Diamantina e presidente da comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Darci Niciolli. Na manhã desta quinta-feira, Dom Francisco Carlos Bach, Bispo da diocese de Joinville, presidiu a Santa Eucaristia concelebrada pelos bispos e sacerdotes.
O evento traz palestras sobre a Educomunicação na vida pastoral da Igreja, o uso das novas tecnologias, a educação através da informação e oficinas que abordam sobre a comunicação na TV, rádio, revista, novas midias, oratória, fotografia.
O evento continua até sábado com palestras, oficinas, partilhas, convivencia entre os participantes e apresentações culturais.
Por Padre Marcio Adriano Krefer
Fotos: MArcos Roberto Sviek