20/09/2017 - Nos dias 16 e 17 de setembro aconteceu o Encontro Regional para as Equipes Diocesanas da Animação Bíblico-catequética do Paraná, no Instituto Salette, em Curitiba.

A assessoria foi realizada pelo Padre Nilson Cardoso, Mestre em Liturgia, da Diocese de Dourados (MS) e o tema trabalhado foi “Introdução à Liturgia”. Fazendo uso de linguagem condensada e esclarecedora, ele trouxe importantes contribuições acerca da Liturgia, desde a questão etimológica, histórica e documental. Para desenvolver sua fala ele se baseou na constituição Sacrosanctum Concilium para a Sagrada Liturgia, com ênfase para os números de 5 a 10.

Argumentou que o distanciamento entre a Catequese e a Liturgia foi muito prejudicial e que a reconciliação entre elas é urgente, pois sem que haja uma instrução adequada, a participação dos fiéis fica limitada, sem o devido entendimento e que é dever da catequese promover essa instrução em termos litúrgicos. Renovar é preciso e formar cristãos conscientes de sua missão é prioridade da Igreja. E que com a Iniciação à Vida Cristã batendo às portas, muito terá de ser revisto, melhorado e mudado para que assim se consiga apresentar o “Verdadeiro Tesouro” que a Liturgia tem.

Por Isabel Cristina