26/09/2017 - No último final de semana (23 e 24), o Regiona Sul 2 da CNBB realizou a 38ª Assembléia do Povo de Deus. Pela primeira vez, o evento aconteceu por províncias, ou seja, simultaneamente em Curitiba, Maringá, Cascavel e Londrina.

Na província de Curitiba, reuniram-se na Paróquia Santo Antonio de Orleans a Arquidiocese de Curitiba, as Dioceses de Guarapuava, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, União da Vitória, Paranaguá, e Metropolia Ucraniana.

No primeiro dia pela manhã, as dioceses apresentaram suas experiências, projetos e trabalhos desenvolvidos sobre as propostas apresentadas na última assembléia. No período da tarde, Dom José Antônio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba, apresentou o documento 107 da CNBB - Iniciação à Vida Cristã - proporcionando a todos um conhecimento mais aprofundado e clareza no que tange o documento 107.

No segundo dia, Pe Mario Spaki, secretário da CNBB Sul 2, abriu a manhã apresentando a ação evangelizadora "Cada Comunidade uma Nova Vocação". Após a exposição sobre como acontecerá a Ação, os bispos presentes, juntamente com um representante de cada expressão vocacional (padre, religiosa, família, leigo) foram convidados a conduzir uma dezena do Rosário, realizando aquilo que está sendo proposto a partir de 2018: que em todos os encontros, reuniões, celebrações da Igreja se comece ou termine rezando uma dezena, ou mais, do Rosário pelas vocações. Também foi entregue os primeiros materiais gráficos desta ação evangelizadora. Em grupos, as dioceses conversaram e elaboraram planos de ação a fim de contribuir com a proposta da Assembléia e Diretrizes do Regional nos próximos anos.

Ao retornar, cada diocese apresentou seu projeto à assembléia. A Diocese de São José dos Pinhais falou do projeto de Formação à Vida Cristã, que esta sendo realizado em todas as paróquias, assessorado pelos padres do Grupo de Reflexão Pastoral, do qual já esta caminhando o projeto da Pastoral do Batismo. A formação visa preparar os catequistas do batismo para um trabalho personalizado com os pais e padrinhos. Referente às vocações, é prioridade na diocese as vocações específicas através do projeto da Cultura Vocacional: Falar, Rezar e Convidar, iniciado na 3ª Assembléia Diocesana em 15 de novembro de 2013. E como ações concretas temos a oração do terço pelas vocações, a caminhada vocacional, a escola vocacional com período de 2 anos e meio. As vocações tem aumentado durante os últimos anos e os frutos são visiveis na ordenação de novos sacerdotes para a diocese.

A 38ª Assembléia do Povo de Deus reuniu em média 200 pessoas em cada provincia, enquanto que as assembleias anuais precedentes  centralizadas num único lugar reuniram em média 150.

Texto e fotos: Marcos Roberto Sviek Fernandes - Pascom Diocesana