14 nov 2017 - No último Domingo (12), com o Retiro de Encontro com Deus na Comunidade Divino Espirito Santo de Campo Redondo – Araucária – Setor Pastoral 1, encerrou-se o 3º Curso do SOS Família da Diocese de São José dos Pinhais e concluiram 59 novos agentes para SOS Familia de todas as Paróquias da Diocese.

Foram durante o ano de 2017, 9 encontros, onde trataram de: Introdução ao SOS Família; ciclo vital da vida humana e o ciclo vital da vida familiar; a família e a depressão: como ajudar Sexualidade (disfunções sexuais, orientação sexual); atitudes negativas e positivas no diálogo; Exortação Apostólica Pós Sinodal "Amoris Leatítia"; Família e a Dependência Química; a família e a psicopatologia; princípios de atendimento - acolhida e escuta (Treinamento Prático); Espiritualidade no Atendimento e retiro espiritual com missa de encerramento. Hoje a Diocese de São José dos Pinhais conta com 181 Agentes do SOS Família atendendo nas Paróquias de nossa Diocese.

O S.O.S. FAMÍLIA é um trabalho da igreja através da Pastoral Familiar, de escuta, que procura auxiliar e manter as pessoas/famílias em seu perfeito equilíbrio, para viverem a verdadeira paz dentro de uma convivência harmônica.

O Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Pós Sinodal “Amoris Leatitia” no parágrafo 234 nos diz: Para se enfrentar uma crise, é necessário estar presente. É difícil, porque às vezes as pessoas isolam-se para não mostrar o que sentem, trancam-se num silêncio mesquinho e enganador. Nestes momentos, é necessário criar espaços para comunicar de coração a coração. O problema é que se torna ainda mais difícil comunicar num momento de crise, se nunca se aprendeu a fazê-lo. É uma verdadeira arte que se aprende em tempos calmos, para se pôr em prática nos tempos borrascosos. É preciso ajudar a descobrir as causas mais recônditas nos corações dos esposos e enfrentá-las como um parto que passará e deixará um novo tesouro. Mas, nas respostas às consultações realizadas, assinalava-se que, em situações difíceis ou críticas, a maioria não recorre ao acompanhamento pastoral, porque não o sente compreensivo, próximo, realista, encarnado. Por isso, procuremos agora debruçar-nos sobre as crises conjugais com um olhar que não ignore a sua carga de sofrimento e angústia.

HELCIO R. C. MÜLLER
(41)99648-2324 TIM/What sap