02 dez 2017 - Os padres da diocese de São José dos Pinhais reuniram-se na última quinta-feira (30/11) para a última reunião do clero deste ano. Na pauta, dois assuntos foram tratados: sobre os cristãos leigos e leigas e o projeto "cada comunidade uma nova vocação".

O Diácono Renato Marochi, da diocese de Ponta Grossa abordou sobre o documento 105 da CNBB que fala dos cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. O Diácono fez uma apresentação do documento que trata sobre a missão e ação dos leigos. "Os cristãos são chamados a ser os olhos, ouvidos, boca, mãos de Cristo na Igreja e no mundo", destacou citando o documento 109. A Igreja no Brasil por meio da CNBB iniciou o ano do laicato. Desde o dia 26 de novembro de 2017 até 25 de novembro de 2018, a Igreja deseja aprofundar a identidade, vocação, espiritualidade e missão do leigo e estimular a atuação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. O Ano do Laicato tem como tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

 

A reunião do clero foi enriquecida com a presença do Secretário Executivo dos Bispos do Paraná, Pe. Mario Spaki. O projeto da ação evangelizadora "Cada comunidade uma nova vocação", foi apresentado pelo Pe. Mario. É um projeto abraçado por 50 dioceses e que terá o seu inicio a nivel de diocese na quinta-feira Santa dia 29 de março de 2018. A ação evangelizadora se desdobra em dois eixos: 1) rezar pelas vocações; 2) divulgar nos meios de comunicação testemunhas vocacionais. 

 

Pe. Mario ressaltou, citando o Papa Francisco, que o primeiro passo para obter vocações é a oração. Depois o testemunho. E por fim o convite. São três ações fudamentais: rezar, falar e convidar. É preciso ter proximidade com os jovens, abrir a porta. 

 

O projeto "cada comunidade uma nova vocação" acontecerá de forma a envolver todas as comunidades, pastorais, movimentos da Igreja. A proposta é que em cada encontro, reunião, celebração, grupos, comece e termine rezando uma dezena do rosário na intensão das vocações. 

 

O Administrador diocesano Pe. Paulo Sgarabotto agradeceu a presença de todos e concedeu a benção final. 

 

Pe. Marcio Adriano Krefer/ Pascom Diocesana