13 dez 2017 - Nesta quarta-feira (13) o Papa Francisco nomeou Dom Celso Antônio Marchiori, bispo para a vacante Diocese de São José dos Pinhais (PR), transferindo-o da sede episcopal de Apucarana (PR).

A noticia foi publicada hoje pelo jornal “L’Osservatore Romano”. Dom Celso Antônio nasceu em Campo Largo (PR) no dia 14 de agosto de 1958. É filho de João Marchiori e de Maria Rosy Bullow Marquiori.

Realizou o estudo primário em Campo Largo e ingressou no Seminário Menor São José em 1976 concluindo o curso ginasial e colegial. Fez o curso de filosofia na PUC-PR e o curso de Teologia no Studium Theologicum.

Foi ordenado presbítero em 06 de março de 1988 e nomeado Diretor Espiritual do Seminário São José. Exerceu a função de Reitor do Seminário até o ano de 2005. Cursou a Escola para Formadores (1991 - 1994). Foi nomeado administrador paroquial do Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus em 1991. Exerceu a função de Reitor do Seminário Santíssimo Sacramento (2006 - 2009) e de pároco da Paróquia do Santíssimo Sacramento (2006 - 2009).

Dom Celso Antônio tem uma trajetória de experiência como formador. Durante esse período, desenvolveu diversas funções, ministérios e ofícios na Arquidiocese de Curitiba. Foi nomeado Vigário Episcopal, participou do Colégio dos Consultores, do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, do Conselho de Ordens e Ministérios, da Pastoral Presbiteral, do Conselho Fiscal. Foi ainda, coordenador da Formação Permanente dos padres recém ordenados, assessor da Pastoral do Dízimo, conselheiro espiritual das Equipes de Nossa Senhora, assistente eclesiástico do Movimento das Capelinhas, presidente da ARSEM (Assembleia dos Reitores e Formadores dos Seminários de Curitiba), mantenedor da Obra das Vocações Sacerdotais São José e referencial da Comissão Arquidiocesana dos Movimentos Eclesiais e Novas Formas de Vida Cristã.

No dia 08 de julho de 2009 foi nomeado bispo para a Diocese de Apucarana, sendo sua ordenação Episcopal no dia 28 de agosto e sua posse em Apucarana no dia 02 de outubro de 2009. Seu lema episcopal é “In Cruce Domine (Na Cruz do Senhor).”

Com informaçõs da CNBB