13 MAR 2018 - São José dos Pinhais/PR - O Retiro para os Diáconos Permanentes com suas esposas, da Diocese de São José dos Pinhais, aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de março de 2018, com o tema “Momentos com base no retiro inaciano”, na Casa de Retiro do Noviciado São José.

Os diáconos tiveram como pregador o padre Clóvis Hernandes, Reitor do seminário na diocese de Umuarama. As esposas foram acompanhadas pela missionária leiga, teóloga, assessora de retiros em Itaici-SP, Ana Sampaio. O encontro contou com a presença da maioria dos diáconos com suas esposas.

No sábado, esteve presente o Referencial Eclesiástico dos Diáconos Pe. Paulo Henrique Sgarabotto, que fez a apresentação dos diáconos ao nosso bispo Dom Celso Antônio Marchiori, e em seguida o Diácono Joel Tulio, coordenador do CDD, apresentou a nova coordenação para o período 2018-2021. Dom Celso recebeu das mãos do Diácono Arthur uma cesta com produtos da região.

O bispo Dom Celso falou um pouco da sua trajetória e a importância dos diáconos no clero, destacando a experiência diaconal na diocese de Apucarana, onde esteve por nove anos. O diácono assume um papel importante nas várias diaconias lá existente. Dos 116 diáconos da diocese de Apucarana, 57 foram ordenados por ele num período de 9 anos.

No sábado à noite os diáconos acompanhados de suas esposas tiveram um jantar diferenciado, com vídeos e mensagens, frisando a importância do amor. No domingo o retiro foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo Padre Clóvis Hernandes, e em seguida o almoço.

Foram dois dias intensos de convivência, oração e silêncio. Aplicando os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, pudemos perceber a maravilha de ouvir o que Deus quer nos falar através do silêncio. “Encontramos nosso sentido em Jesus. Todos somos chamados a participar na obra criadora de Deus”

Peçamos a Deus que possamos comunicar às pessoas que estão próximas de nós, aos que encontramos ao longo do nosso caminho, a alegria do encontro com o Senhor, fonte de toda graça, Luz para nossa existência.

CDD – Comissão Diocesana dos Diáconos

Diocese de São José dos Pinhais.