19 MAR 2018 - O retiro com a equipe diocesana de catequese da Diocese de São José dos Pinhais aconteceu do dia 16 ao dia 18 de março de 2018, em Aparecida – SP, na Casa de Retiro das Irmãs do Amor Divino, com 41 participantes, sendo os membros da equipe diocesana de catequese, seus familiares e amigos.

Conduzido pelo assessor diocesano da Catequese, Padre Celmo Suchek de Lima, o retiro foi inspirado no texto do Evangelho de São Lucas, capítulo 19 – Jesus e Zaqueu, Jesus e eu. A preparação iniciou-se no mês de fevereiro, através de um grupo na rede social WhatsApp, onde todos os participantes puderam preparar o coração para o retiro, através de mantras, meditações, reflexões e orações baseadas no texto do Evangelho supracitado.

Na sexta-feira à noite, dia 16, no caminho rumo à Aparecida, iniciou-se de fato o retiro que ao total teve três meditações, sendo elas inspiradas através do texto de São Lucas (capítulo 19), onde foi refletido na primeira meditação: encontrar-se consigo; segunda meditação: encontrar-se com a outra pessoa e terceira meditação: descer e ficar com Deus. As meditações foram acompanhadas pelas orações e reflexões do Beato Charles de Foucauld, foram conduzidas pelo Padre Celmo que motivou a todos com muita serenidade e apreço a uma reflexão interior, de fato, olhar para si e tomar consciência de quem somos e de nossa missão neste mundo.

Ao decorrer do retiro, que teve alguns momentos de tempo livre, todos tiveram a oportunidade de participar do sacramento da reconciliação, da Santa Missa no sábado na Basílica de Nossa Senhora Aparecida e a noite, no momento de oração, após a terceira meditação, foi recitada a Liturgia das Horas – COMPLETAS, e no domingo, na Capela da Casa das Irmãs do Amor Divino, foi presidida a Santa Missa, onde deu-se por encerrado o retiro.

Seguindo em missão, com todos os dons, mas também com as limitações que temos, pois somos pecadores com o constante desejo de mudança de vida, seguimos pecadores peregrinos rumo ao céu, fazendo eco de Deus no mundo em que vivemos. Ouvindo a palavra de Jesus, Zaqueu desceu. Eu também preciso descer das árvores que me distanciam da multidão, que me distanciam de acolher Jesus. Não basta vê-lo... É preciso descer para acolher. Jesus desceu do céu, de Belém... E só subiu a Jerusalém para doar-se por nós. Que Ele nos dê a graça de nos encontrar-nos conosco mesmos, com os irmãos e irmãs fraternalmente, do jeito Dele.

Texto e fotos: Larissa Costa