15 MAIO 2018 - A Pastoral da Comunicação da diocese de São José dos Pinhais, realizará no dia 10 de junho o Encontro diocesano da Pascom com o tema “Comunicação e mídias digitais: educar para a comunicação”.

O ponto de partida para a reflexão está na Mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia das Comunicações Sociais, celebrado no dia 13 de maio, domingo da Ascensão do Senhor,  que teve como tema: “Fakenews e jornalismo de paz” – “A Verdade vos tornará livres”.  A expressão "Fake News" diz respeito à desinformação transmitida on-line ou nos mass-media tradicionais, com informações infundadas, baseadas em dados inexistentes ou distorcidos, tendentes a enganar e até a manipular o destinatário. A sua divulgação pode influenciar opções políticas e favorecer lucros econômicos. (Papa Francisco – 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais).

O melhor antidoto contra as falsidades, diz o Papa, não são as estratégias, mas as pessoas, ou seja, pessoas responsáveis no uso da linguagem numa constante busca da verdade. Educar para a verdade é um dos grandes desafios dos profissionais da comunicaçãoem geral, mas principalmente os comunicadores das nossas comunidades paroquiais que utilizam as ferramentas digitais na comunicação.

Como utilizar as mídias digitais para uma comunicação eficaz na Igreja? Qual a linguagem ideal a ser utilizada na evangelização? O uso das ferramentas de comunicação nas paróquias está favorecendo a comunhão e promovendo o bem entre as pessoas? A comunicação humana e digital é um meio propulsor ao diálogo construtivo, a uma reflexão consciente e madura e uma saudável atividade pastoral? como podemos potencializar as midias digitais e os meios impresssos na comunicação paroquial a fim de criar a cultura do encontro? como realizar um melhor aproveitamento das ferramentas de comunicação para uma eficácia pastoral?

São essas e outras indagações acerca do tema a ser tratado no encontro diocesano da Pascom.

Pe. Marcio Adriano Krefer - Assessor da Pastoral da Comunicação

Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação
Tema: Comunicação e mídias digitais: educar para a verdade
Presenças confirmadas:
- Dom Celso Antônio Marchiori – Bispo da Diocese de São José dos Pinhais/PR.
- Emanuel Pierin – Jornalista da Rádio Band News FM e Ric TV Record
- Fabiana Sá – Jornalista da Rádio Canção Nova – Curitiba.
Data: 10 de junho
Horário: das 9h às 17h.
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima – Rua Onofre Holthman, 1200 – Rio Pequeno, SJP/PR.
Quem deve participar? Agentes da pastoral da comunicação, profissionais da comunicação, coordenadores de pastorais e movimentos, lideranças da comunidade, catequistas, juventude, pastoral litúrgica e outros interessados.
Qual o valor do investimento? R$ 30,00 por participante - com direito a café e almoço.

Faça sua inscrição através do link: http://www.goo.gl/Au9iAe