23 MAIO 2018 - Contenda/PR - No sábado, dia 19 de maio, aconteceu o Encontro Diocesano de Formação de Catequistas na Paróquia São João Batista de Contenda - PROJETO PERSEVERAR.

O encontro contou com a presença de 73 catequistas e dos formadores da Equipe Diocesana de Animação Bíblico – Catequética, Fernando, Rosi e Daniella. A temática de estudo foi A CATEQUESE E O QUERIGMA – PRIMEIRO ANÚNCIO.

O Encontro teve início às 8h com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Claudio, que em sua homilia sobre o Evangelho de João 16, 7-13 – “Tu, segue-me”, exortou os catequistas sobre a missão de fazer ecoar a Palavra de Deus, tendo Jesus como Mestre, Senhor e centro da ação evangelizadora e, como discípulos missionários, nos colocou o desafio de fazer acontecer em nossa missão de catequistas o Querigma - 1º Anúncio da Pessoa de Jesus, com coragem e confiantes que o Senhor está conosco todos os dias e, nos provê através do Espírito Santo os dons necessários para o serviço. Explicou também, algumas propostas do Concílio Vaticano II, entre elas, que o Querigma deve ser uma ação para toda Igreja, pois todos nós necessitamos ser evangelizadores e evangelizados sempre.

Os trabalhos com os formadores Fernando, Rosi e Daniella tiveram momentos diversos: Leitura Orante – Jo 1, 35-42. Fez-se também memória sobre o Projeto Perseverar e os temas desenvolvidos nos anos anteriores. A temática foi desenvolvida sob dois aspectos, sendo: 1. “Breve Introdução ao Tema – Iniciação à Vida Cristã” e 2. “Introdução ao Tema - Querigma”, permeados pela dinâmica de trabalho em grupo, com apresentação das ações desenvolvidas na paróquia e novas possibilidades para o trabalho querigmático da catequese. Momentos especiais como: Retiro Individual e Testemunhos de Encontros Pessoais com a Pessoa de Jesus, motivaram e emocionaram os presentes. Finalizou-se o encontro com um momento celebrativo: “Marcados com o Sinal da Cruz” – com o rito de “marcar os sentidos”, a entrega da Oração da Cruz e um momento de espiritualidade sobre a Santa Cruz para realizar em família.

Registramos de maneira muito especial e carinhosa o trabalho do CMPC da Comunidade Sant´Ana – Serrinha, que nos cedeu os locais do Encontro, organizou e preparou as refeições oferecendo-nos delícias neste dia. Na acolhida e arrumação do Clube – as Operárias da Associação de Santa Rita de Cássia da Comunidade de Sant`Ana - Serrinha, nos agraciaram com seus trabalhos, os dirigentes do Clube Serrinhense nos cederam o local para o Encontro e instalaram o som, a equipe de formadores, de coordenadores de comunidade, especialmente a coordenadora Marilda que mediou todas as ações com a comunidade e no dia do evento; as secretárias paroquiais na organização e divulgação junto às comunidades e os trabalhos com a coordenação paroquial da catequese; trabalho este que individual e coletivamente merece nossos agradecimentos e orações.

Louvamos a Deus pelas suas vidas e pelo trabalho pastoral evangelizador que realizam. Agradecendo a cada um, pedimos que Deus os abençoe, anime e proteja para a missão evangelizadora catequética e de pastoral em nossas comunidades e em nossa Paróquia. OBRIGADO A TODOS! CONTINUEMOS UNIDOS E PERSEVERANTES.

Coordenação Paroquial de Catequese