27 MAIO 2018 – o Diácono Rodrigo José Jacon recebeu neste sábado (26) a ordenação presbiteral pela imposição das mãos de Sua Excelência Reverendíssima Dom Celso Antônio Marchiori.

A celebração eucarística e rito de ordenação presbiteral aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Colônia Murici, São José dos Pinhais. É a primeira ordenação presbiteral realizada por Dom Celso na diocese desde a sua posse no dia 17 de fevereiro de 2018. “A maior alegria para um bispo é ordenar um sacerdote”, afirma Dom Celso na homilia.

Ao final da celebração eucaristica, Pe. Rodrigo agradeceu a todos que o ajudaram na sua formação e falou da importância da familia na sua vida e o incentivo no amadurecimento da sua vocação. “Como é bom ter uma familia. Como é bom ter a minha familia”, destacou.

Nascido em São José dos Pinhais no dia 18 de maio de 1991, Rodrigo é o primeiro filho de José Luís e Janete Alzira Jacon, irmão de Luiz Fernando e Angela Maria. Foi batizado na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus, Colônia Murici, no dia 25 de maio de 1991 e confirmado pela unção do Santo Crisma por Dom Ladislau Biernaski no dia 15 de outubro de 2005. Ingressou no Seminário Maria Mãe da Igreja no dia 5 de fevereiro de 2009, data de início das atividades do seminário nesta Diocese. Cursou Propedêutico e Filosofia na Faculdade Vicentina e Teologia no Studium Theologicum. Realizou atividades pastorais nas paróquias: Catedral São José, Sagrado Coração de Jesus – Colônia Murici, Senhor Bom Jesus da Cana Verde – Quitandinha e Imaculada Conceição – Mariental. Após receber o Leitorato em 2015 e o Acolitato em 2016, foi admitido às Ordens Sacras por Dom Francisco Carlos Bach no dia 21 de março de 2017. Foi ordenado diácono no dia 20 de maio de 2017 com o lema “Vem e segue-me” (Mt 19,21).

Antes da benção episcopal, Dom Celso Antônio anunciou que o neo-sacerdote Pe. Rodrigo iniciará seu trabalho pastoral como vigário paroquial na Catedral de São José dos Pinhais.O lema presbiteral do Pe. Rodrigo é retirado de Gênesis 50,20: “A fim de salvar a vida de um povo numeroso”. Com este lema, o neo-sacerdote destaca a busca na imagem do patriarca José do Egito da prefiguração de Jesus Cristo, o Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas. O presbítero é consagrado para que na pessoa de Cristo salve o povo que lhe é confiado.

Pe. Marcio Adriano Krefer - Pascom Diocesana