13 JUNHO 2018 - Aconteceu entre os dias 08 a 10 de junho, na Casa de Retiros Dom Orione, em São José dos Pinhais, o segundo módulo da Escola Bíblico-Catequética São José, tendo como participantes coordenadores e catequistas da catequese com adultos das paróquias da Diocese de São José dos Pinhais, totalizando aproximadamente 100 participantes.

Na sexta-feira, deu-se início às atividades com a acolhida, entrosamento dos participantes, memória de todo aprendizado do Primeiro Módulo que aconteceu em abril deste mesmo ano e findou com a Leitura Orante. No sábado, após a Leitura Orante, as duas turmas estiveram reunidas com assessores que auxiliaram nos temas que foram propostos. Com a turma de catequistas de adultos, Padre Celmo Suchek de Lima, assessor diocesano da catequese, ministrou durante todo período da manhã e tarde o tema “Pedagogia Catecumenal”.

Ao final da tarde, foi conduzio o tema “Os sujeitos e os agentes da Iniciação à Vida Cristã”, ministrado por Fernando Balbinnotti.

Na turma de coordenadores, Vanessa R. M. Ruthes, ministrou o período da manhã e tarde com o tema proposto: “Palavra de Deus: fonte da Catequese”. Após o almoço, as duas turmas se reuniram para a Celebração de Entrega do Símbolo (CREIO), presidida pelo Padre Celmo Suchek de Lima. Nesta celebração todos os participantes meditaram e professaram o mistério de nossa fé – crer e professar a unicidade em Deus. Após a celebração, todos voltaram para suas turmas e se deu continuidade aos temas supracitados.

No período da noite, após o jantar, todos se reuniram novamente para uma conversa sobre a Ação “Cada Comunidade uma nova vocação”, proposta pelo Regional Sul 2 da CNBB. A seguir, foi apresentado o Projeto “Catequese Inclusiva”, conduzido por Deusdete A. S. de Souza, Projeto "Evangelização com as famílias dos catequizandos" por Ricardo Polakowski e Vanderly Polakowski e finalizando com a apresentação do Projeto Anunciar, conduzido pelo coordenador diocesano, Léo Marcelo P. Machado.

Após as apresentações dos projetos, todos participaram da Leitura Orante do Salmo 23 – “O Senhor é meu Pastor”, com uma linda procissão noturna ao redor do jardim do seminário, num belo caminhar à luz de velas e três estações onde recordamos os Sacramentos da Iniciação à Vida Cristã. No domingo, no período da manhã, as duas turmas reunidas, participaram do Terço Vocacional em prol às vocações específicas; gesto concreto ao que nos pede o Regional Sul 2 da CNBB na Ação Evangelizadora “Cada Comunidade uma nova vocação, conduzido por Vanderlei J. dos Santos.

Após o terço vocacional, os catequistas voltaram às suas respectivas turmas. Com os catequistas de adultos, deu-se continuidade com as atividades a partir do tema “O Itinerário da catequese com adultos de inspiração catecumenal" que foi conduzido através de oficinas conduzidas por membros da equipe diocesana de catequese. Com a turma de coordenadores foi trabalhado o tema: “A dimensão celebrativa na Catequese”, ministrada pelo casal Ricardo e Vanderly Polakowski. E a tarde, deu-se continuidade com o tema “A espiritualidade do coordenador, conduzido por Vanderlei Santos e Isabel Karpinski.

Ao final das atividades da escola, cada turma realizou a avaliação das atividades deste segundo módulo e foram realizados alguns encaminhamentos e comunicados que se fizeram necessários.

O segundo módulo da Escola Catequética São José encerrou-se com a Santa Missa, presidida pelo Padre João Maria Rodrigues Stech – coordenador da Ação Evangelizadora.

Equipe Diocesana de Animação Bíblico Catequética.A coordenação da Equipe Diocesana de Catequese agradece imensamente a participação de todos os coordenadores e catequistas da catequese com adultos que estiveram presentes na escola catequética e já nos preparamos para nos encontrarmos no mês de outubro onde acontecerá o terceiro e último módulo.

Que Deus, pela intercessão de nosso padroeiro São José, nos abençoe para que possamos colocar em prática todo conhecimento adquirido nesta escola, e que nossos trabalhos sejam fortalecidos por Aquele que nos amou e nos ama primeiro.

Que em nossa Jerusalém, em nosso cotidiano, estejamos com mesmo ardor nos corações, como os discípulos de Emaús tiveram ao se encontrar com Jesus.

Equipe Diocesana de Animação Bíblico Catequética.