11 JULHO 2018 - Tijucas do Sul/PR - No último domingo, dia 08 de julho, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Tijucas do Sul - PR, setor pastoral II da Diocese de São José dos Pinhais, deu-se o I Encontro para introdutores de novos Catequistas.

Ao longo de todo o dia os catequistas, sob a condução da equipe diocesana de catequese, puderam se aprofundar no ser catequista introdutor. No período da manhã, os setores da Diocese divididos em três grupos, puderam compreender o perfil do catequista introdutor, a importância de constante formação neste itinerário catequético para que configurados a Cristo tenham o único objetivo: anunciar Jesus Cristo.

Ao decorrer do dia, os catequistas puderam entender o que se espera do catequista introdutor, que de modo especial, faz-se necessário ir encontro de novos catequistas e os preparar para o itinerário catequético (Projeto Seguir). Num aprofundamento da mística deste despertar vocacional de ser introdutor, os grupos rezaram a Leitura Orante – Evangelho de Marcos 1, 16-20. A partir desta leitura, foi apresentada a necessidade de ir ao encontro das pessoas, de novos catequistas, largar as “redes” que impedem de seguir Jesus, e com total disponibilidade e corresponsabilidade, fazer a experiência do encontro com o Senhor, assumir o Seu projeto e despertar nas pessoas o desejo de anuncia-Lo e segui-Lo.

Foram apresentadas diversos modelos de como pode acontecer este convite aos novos catequistas e de modo concreto foram realizadas diversas atividades práticas, como por exemplo, a simulação de como deve-se preparar os encontros personalizados, foram realizadas também duas celebrações, sendo a primeira a Celebração do Primeiro Passo, onde o catequista, a partir do texto de Jeremias 18,1-6, pode fazer uma modelagem representando o que mais falou ao coração a partir do texto meditado e partilhar com os demais a experiência. A seguir, a segunda celebração: Celebração de Acolhida, onde foi apresentada a sugestão para a acolhida dos novos catequistas. E finalizando o dia de partilha e aprendizado nos grupos, foi realizada a proposta de trabalhos que os introdutores devem seguir até o II Encontro (02 de dezembro) e uma breve partilha em forma de avaliação do dia.

Para findar, todos participaram da dezena vocacional em prol das vocações específicas, em comunhão com o Regional Sul II da CNBB, a partir da Ação “Cada Comunidade uma nova Vocação” e em seguida, a Celebração Eucarística e entrega do símbolo (Creio), presidida pelo Padre Fábio Junior Meira, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores.