14 JULHO 2018 - Cidade do Vaticano - Padre Douglas de Freitas - Amigos e amigas! é uma grande alegria estar com vocês nessa nova série que nos ajudará preparar para o Encontro Mundial das Famílias.

O evento, que acontecerá em Dublin, dos dias 21 ao 26 do próximo mês de agosto, refletirá sobre tema: O Evangelho da Família, Alegria para o Mundo. Nesse programa inaugural falaremos um pouco da origem desse encontro e, ao final, rezaremos a oração oficial do que nos coloca como íntimos participantes desse grande acontecimento, em comunhão com toda Igreja, ainda se não poderemos estar presentes na Irlanda.

O Início

Tudo começou no ano de 1994, quando o então Papa, São João Paulo II, sabiamente, tomou parte da iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), que havia convocado um ano internacional sobre a família, e inseriu a Igreja dentro da temática, sublinhando a louvável iniciativa do organismo, esclarecendo, contudo, que Cristo é quem enviou a Igreja a todas as nações para proclamar o Evangelho.

Na Igreja, o ano dedicado às famílias iniciou-se no dia da festa da Sagrada Família de Nazaré do ano de 1993, como parte caminho da preparação para o Jubileu de 2000. Naquele tempo, João Paulo II também pediu ao Pontificio Conselho para as Famílias preparar um Encontro Internacional que houvesse três características: a oração, a catequese e a festa.

O Encontro ocorreu nos dias 08 e 09 de outubro de 1994; na homilia - que também encerrava o ano das famílias - o Papa ressaltou a necessidade de reconhecer a grandeza da vocação familiar na Igreja e no mundo, evidenciando que Cristo foi quem primeiro doou aos esposos tal chamado. Ao final da pregação o Papa estimulou as famílias irem por todo o mundo anunciar o Evangelho das Famílias que, na realização do amor conjugal, revela Cristo entre nós.

Encontro a cada três anos

O encontro mundial das famílias acontece a cada três anos e mantêm as características pedidas pelo Papa das Famílias. O encontro está na nona edição e percorre o caminho inaugurado pelo Papa João Paulo II que, continuado pelo Papa Bento, e agora com o Papa Francisco, demonstra a importância privilegiada da família para a Igreja e para a sociedade. Para entrarmos em profunda comunhão com o encontro, convido você ouvinte a rezar a oração oficial:

ORAÇÃO DO ENCONTRO

Deus, nosso Pai, Somos irmãos e irmãs em Jesus, teu Filho, Uma família, no Espírito do teu amor.

Abençoa-nos com a alegria do amor. Faz-nos pacientes e compassivos Amáveis e generosos,

Acolhendo os que mais precisam. Ajuda-nos a viver o teu perdão e a tua paz.

Protege todas as famílias com o cuidado do teu amor Especialmente aqueles por quem rezamos agora:

[Fazemos uma pausa para lembrar, pelo nome, membros da família e outras pessoas]

Aumenta a nossa fé, Fortalece a nossa esperança, Protege-nos com o teu amor,

Faz-nos sempre agradecidos pelo dom da vida que partilhamos.

Isto te pedimos, por Cristo nosso Senhor Amém. Maria, mãe e guia, rogai por nós.

São José, pai e protetor, rogai por nós. Santos Joaquim e Ana, rogai por nós.

Santos Luís e Zélia Martin, rogai por nós.