16 JULHO 2018 - Nos dias 01 a 05 de julho aconteceu em São Luís – MA, a X Formação Missionaria para Seminaristas (FORMISE) Nacional e Nordeste.

O encontro teve como tema “a alegria do Evangelho, anúncio, comunhão e missão” e lema “Ardia nossos corações quando Ele nos explicava as escrituras pelo caminho” (Lc 24,32). O encontro reuniu mais de 130 seminaristas de todo o Brasil. O Regional Sul II, Paraná, foi representado pelos seminaristas: Alef Renan dos Santos (Diocese de São José dos Pinhais), Gustavo Rohte (Diocese de Toledo) e Matheus Canônico (Diocese de Paranavaí).

Em concordância com o objetivo do Plano Trienal Nacional para os COMISE’s (Conselho Missionário de Seminaristas), o X FORMISE teve como proposta “intensificar nos futuros presbíteros a paixão pela missão, com sólida espiritualidade missionária, para responder com ousadia e criatividade os desafios da evangelização, na perspectiva de uma Igreja em saída”. Durante o evento houve exposição e debates do tema, grupos de estudo, plenário e testemunhos missionários de seminaristas.

O evento esteve em sintonia com a Igreja no Brasil e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE 2015-2019) onde discutiram como primeira urgência: Igreja em estado permanente de missão. Também, partilhando as reflexões e propostas do 4º Congresso Missionário Nacional, onde colocaram a necessidade de intensificar a formação missionária nas Casas de Formação, tendo em vista o aumento do ardor missionário que brota do batismo.

A formação foi promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), a Organização dos Seminários e Institutos no Brasil (OSIB), o Regional Nordeste 5 e o Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA).

Para mais informações acesse: Facebook: do Comise Maranhão e X Formise; e o site das Pontifícias Obras Missionárias (POM)

“Não ser missionário é negar a essência da própria Igreja e o mandato de Cristo” (Dom Peruzzo)

Texto: Alef Renan dos Santos (Diocese de São José dos Pinhais)