31 JULHO 2018 - Lapa/PR - No próximo domingo, dia 05, a Paróquia Santo Antônio, com o apoio da Associação Literária Lapeana e da Prefeitura Municipal, lançam o projeto Cultural “Monsenhor Henrique Osvaldo Falarz: o sacerdote que viveu para Deus e com os lapeanos”.

Monsenhor Henrique Osvaldo Falarz deixou aos lapeanos um legado de humildade e amor a Deus e ao próximo, com uma presença forte e carismática. Exerceu o sacerdócio na paróquia de Santo Antônio da Lapa por quase cinquenta anos, tendo chegado à paróquia em 1939, ao completar seus estudos que o formaram padre, até 10 de outubro de 1988, ao falecer.

Monsenhor Henrique, homem alto, fala baixa, olhos serenos e feições calmas, mas que por trás de uma figura humilde se mostrava um grande empreendedor e líder, com a coragem de iniciar e concluir o suntuoso Santuário de São Benedito, a implantação e implementação do Lar de Idosos Vicentinos, a compra da Rádio Legendária, a construção da Casa Paroquial e a de tantas capelas pelo interior do município, que visitava com regularidade.

Monsenhor Henrique viveu o sacerdócio totalmente na Lapa, sendo lembrado até hoje por aqueles que com ele conviveram e pelas gerações atuais, que ao folhearem os álbuns de família, encontram registradas nas fotografias as lembranças de batizados, casamentos, primeira comunhão e outros eventos religiosos celebrados pelo “bom senhor”, como era carinhosamente conhecido.

Trinta anos se passaram da morte do Monsenhor, mas sua presença continua indelével na alma e coração dos lapeanos e para celebrar a vida e o legado desse sacerdote, a Paróquia Santo Antônio da Lapa, com o apoio da Associação Literária Lapeana e da Prefeitura Municipal, lançam o projeto Cultural “Monsenhor Henrique Osvaldo Falarz: o sacerdote que viveu para Deus e com os lapeanos” , direcionado às pessoas que se dispuserem a escrever fatos, memórias e lembranças, bem como relatos de graças alcançadas pela intercessão do Monsenhor Henrique.

O lançamento do projeto será na missa das 10:30h na Igreja Matriz de Santo Antônio no peoximo domingo, dia 05, data de aniversário de nascimento do Monsenhor Henrique Osvaldo Falarz, que estaria completando 108 anos de idade.

Pe. Celmo Suchek de Lima - Pároco da Paroquia Santo Antônio da Lapa.