23 OUTUBRO 2018 - Aconteceu neste final de semana, entre os dias 19 a 21 de outubro, o terceiro e último módulo da Escola Bíblico-Catequética São José, na Casa de Retiros Dom Orione em São José dos Pinhais.

O encontro contou com a presença de coordenadores e catequistas da catequese com adultos das paróquias da Diocese de São José dos Pinhais, totalizando aproximadamente 80 participantes.

Na sexta-feira, após a acomodação e o jantar, deu-se início às atividades com a acolhida, entrosamento dos participantes. Com os participantes catequistas da catequese com adultos, foi realizada a memória de todo aprendizado do Segundo Módulo que aconteceu no mês de junho deste mesmo ano e findou com a Leitura Orante. Com os participantes coordenadores, também foi realizada a memória de todo aprendizado do Segundo Módulo e realizada a Leitura Orante, após, foi realizada uma dinâmica a partir do tema “Planejamento Catequético.” Estas atividades foram realizadas pelos membros da Equipe Diocesana de Catequese.

No sábado, após o café da manhã, os participantes foram para suas turmas. Com a catequese de adultos, após a Leitura Orante, Frei Elves, da Paróquia Senhor Bom Jesus de Araucária, ministrou durante todo o dia o tema: “A mensagem da Iniciação Cristã: Conteúdos da Catequese com adultos. Com os coordenadores, a Equipe Diocesana de catequese conduziu ao longo de todo o dia os temas: a continuação do “Planejamento Catequético” e Inspiração Catecumenal.
À tarde após o almoço, as duas turmas se reuniram na Capela do seminário para a Celebração da Entrega da Oração do Senhor, conduzida pelo Frei Elves e em seguido deu-se continuidade nos trabalhos, em cada turma.

Após o jantar, as duas turmas se reuniram e houve o primeiro encontro proposto para celebrar a 4ª Semana Brasileira de Catequese. Após o primeiro encontro, foram divididos grupos para que cada grupo pudesse realizar a celebração dos demais encontros propostos e em cada grupo, em comunhão com a Diocese de São José dos Pinhais e o Regional Sul II da CNBB, foi rezada a dezena vocacional em prol das vocações específicas.

No domingo, após o café, iniciou-se as atividades com os catequistas da catequese com adultos a partir da Leitura Orante e os temas: “Ritual de Iniciação Cristã – Celebrações – Laboratório”, ministrada pelo Padre Simão, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Araucária. A turma de coordenadores, iniciou com a Leitura Orante, e após os temas trabalhados: “Organizando a Formação dos Catequistas”, grupos de estudo com o tema: Despertar Vocacional – Projeto Seguir” e outros grupos de estudo: “Como conduzir reuniões”, todos ministrados pela Equipe Diocesana de Catequese.

Ao final do dia, com as duas turmas juntas, foi realizada uma breve avaliação da Escola e realizada a Celebração de Envio, onde contamos com a presença do Padre Simão. E por fim, foram entregues os certificados daqueles que concluíram os três módulos da Escola.

Equipe Diocesana de Catequese.

Texto e fotos: Larissa Costa