01 NOV 2018 - Durante o mês de Setembro e primeira quinzena de Outubro, nas Paróquias do Setor 03, aconteceram as formações sobre a Campanha Missionária 2018, com o tema "Enviados para testemunhar o evangelho da Paz" e o lema " Vós sois todos irmãos".

 

Segundo afirma o diretor das POM no Brasil, Padre Maurício Jardim, essa campanha se propõe a “anunciar o Evangelho da Paz convidando-nos a realizar ações concretas de fraternidade e misericórdia nas realidades desfiguradas pela violência, corrupção, fome e injustiças".

O grupo coordenado pelo padre Braz Hoinatz de Andrade, apresentou aos líderes de pastorais, as propostas de campanha do mês de outubro, além de destacar a importância das equipes de campanhas em cada comunidade eclesial. Os seminaristas, membros do GRAEC (Grupo de reflexão e animação das equipes de campanha), apresentaram suas experiências missionárias a fim de exemplificar atitudes concretas de missão a serem aplicados nas mais diversas realidades paroquiais.

Por ser um grupo de reflexão, muitas ideias foram construídas ao longo das próprias formações, garantindo que todas as comunidades possam receber informações claras destas propostas de enfoque missionário. Como novidade, a POM (Pontifícias Obras Missionárias) produziu vídeos que trazem testemunhos de missionários de todo o Brasil, a fim de atualizar o anuncio evangélico aos “novos tempos”.

Todos foram impelidos a levar mensagem da paz, a partir de atividades práticas de ajuda aos mais necessitados e de especial unidade com a pastoral juvenil, usando-se da energia e criatividade jovem ao propósito de evangelização, em consonância ao desejo do papa Francisco: “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos” (Título da Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões 2018).

Muitos são os locais obscurecido pela violência e desigualdades sociais, por isso somos chamados a sermos verdadeiras comunidades de fé "em saída", em Missão, a sermos a luz que tanto falta nesses ambientes. Que campanha missionária seja sempre a fonte de ignição do caráter missionário - intrínseco em cada cristão, pelo batismo - e nos leve a ser presença de Cristo em todos os dias de nossas vidas.

Felipe Teider de Godoi