27 NOV 2018 - A Pastoral Familiar da Diocese de São José dos Pinhais realizou entre 17 e 18 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – São José dos Pinhais, o 16º Encontro para Casais em Situação Irregular (2ª União) do “Grupo Bom Pastor”.

O encontro é uma ação pastoral que integrou a Comissão Diocesana de Pastoral Familiar e a Equipe Paroquial da Pastoral Familiar. Foi coordenado pelo Casal Faustino e Eloina, coordenadores do Grupo Bom Pastor e Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar da Regional Sul II e pelo coordenador paroquial Nelson e Zulmira.

Houve a participação de 07 casais néos, 2 casais que serão os casais piloto e que terão a missão de acompanhar a vida Cristã dos casais que participarão em grupos de reflexão, visando a integração dos casais recasados nos movimentos e pastorais de suas comunidades.

O Retiro teve como ponto marcante a participação de nosso Bispo Dom Celso Antonio Marchiori, que nos presenteou com a celebração da Santa Missa e uma oração de comunhão espiritual, para os casais impossibilitados de participarem da comunhão em espécie.

O Diácono Lourival Goll, assessor diocesano da Pastoral familiar, apresentou o tema “Tribunal Eclesiástico – Nulidade matrimonial”. Este é um trabalho em que a igreja abre as portas e acolhe estas famílias fragilizadas. O Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Pós Sinodal “Amoris Laetitia”, nos pede para ACOMPANHAR, DISCERNIR E INTEGRAR A FRAGILIADADE. Já no início deste Capítulo é colocado que "iluminada pelo olhar de Cristo, a Igreja dirige-se com amor àqueles que participam de sua vida de modo incompleto, reconhecendo que a Graça de Deus também atua nas suas vidas, dando-lhes a coragem para fazer o bem, cuidar com amor um do outro e estar ao serviço da comunidade onde vivem e trabalham (...) A Igreja deve acompanhar, com atenção e solicitude, os seus filhos mais frágeis, marcados pelo amor ferido e extraviado, dando-lhes de novo confiança e esperança, como a luz do farol de um porto ou de uma tocha acesa no meio do povo para iluminar aqueles que perderam a rota ou estão no meio da tempestade. Não esqueçamos que, muitas vezes, o trabalho da Igreja é semelhante ao de um hospital!". (Amoris Leatitia, 291)

“Os batizados que são divorciados e recasados devem ser integrados mais intensamente nas comunidades cristãs. A lógica da integração constitui a chave do seu acompanhamento pastoral, para que não somente saibam que pertencem ao Corpo de Cristo que é a Igreja, mas possam fazer uma experiência feliz e fecunda da mesma” (Amoris Laetitia, 299).

“Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E, depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e , voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.” (Lc 15, 4-6)

Pastoral Familiar - Diocese de São José dos Pinhais.