21 FEV 2019 - Com o tema Fraternidade e Políticas públicas a Campanha da Fraternidade 2019 traz como objetivo geral “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem como, como sinais de fraternidade”.

O lema bíblico retirado de Isaías 1,27 “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, expressa, no contexto profético, os dois imperativos do reflexo divino: direito como ordem justa da sociedade e justiça como sentido moral de preocupação pelas pessoas mais necessitadas. Jesus Cristo em seu projeto salvífico de libertar o ser humano das amarras do pecado e da morte veio instaurar um reino de justiça e paz. Hoje cada cristão é responsável por responder positivamente ao chamado do Reino de Deus.

Mas o que são Políticas Públicas? São ações e programas desenvolvidos pelo Estado e pelo governo para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. Fundamentada nas Sagradas Escrituras e na Doutrina Social da Igreja a Campanha da Fraternidade deste ano incentiva as pessoas a conhecerem este tema, a exigir ética na formulação e concretização das Políticas Públicas, a despertar a consciência e incentivar a participação dos fieis leigos, a promover a formação política dos membros da Igreja e suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto da fé. Somente assim, a participação, a cidadania e o bem comum podem ser promovidos na sociedade como princípios morais.

A Diocese de São José dos Pinhais, através da equipe dos assessores de formação diocesana, promoveu a formação setorial das equipes de campanhas e membros de pastorais paroquiais sobre a Campanha da Fraternidade. Os encontros de formação aconteceram no período da tarde nos dias 02 de fevereiro na paróquia Senhor Bom Jesus de Quitandinha, com 49 pessoas; 09 de fevereiro na paróquia Nossa Senhora das Dores de Araucária, 43 pessoas; e 16 de fevereiro na paróquia Catedral São José, 144 pessoas.

Os 236 membros das paróquias que participaram do encontro possuem o incentivo, os critérios de reflexão e o desafio de levar às suas comunidades a força renovadora da participação e da cidadania. O itinerário quaresmal de preparação para a vivência dos mistérios pascais é fortalecido com o conhecimento e discernimento dos problemas e possíveis soluções da sociedade através das Políticas Públicas desenvolvido pela Campanha da Fraternidade 2019.

Coordenador da Equipe Diocesana de Campanhas
Pe. Rodrigo José Jacon.