28 MAR 2019 - São José dos Pinhais/PR - Dom Celso Antonio Marchiori, Bispo da Diocese de São José dos Pinhais, a convite, participou na terça-feira (26) da 13ª Sessão da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais.

Na abertura falou aos vereadores e demais presentes sobre o Tema abordado na Campanha da Fraternidade deste ano, salientando o compromisso pela efetivação de políticas públicas além do dever da sociedade em se envolver na elaboração e aprovação de políticas públicas.

"Somente tendo compromisso com a política e pela efetivação de políticas públicas à luz da palavra de Deus e da doutrina social da Igreja, que a cidadania e o bem comum sairão fortalecidos e serão sinais de esperança de um futuro mais digno para todos", salientou o bispo.

As politicas públicas devem estar a serviço do bem comum. "As políticas públicas são conjunto de ações e planos passados pelos governos municipais, estaduais e nacionais, que visam o bem estar da comunidade. As prioridades destas ações devem suprir a demanda da sociedade e esta por sua vez, deve se envolver na composição destas ações", explicou Dom Celso.

A Campanha da Fraternidade foi aberta nacionalmente na quarta feira de cinzas e se intensifica durante a quaresma. As paróquias, comunidades e movimentos pastorais são incentivados a ver, analisar e criar ações afim de que os fiéis reflitam e também se comprometam na elaboração de políticas públicas.

"Junto com os exercícios quaresmais, a oração, o jejum a esmola, a igreja no Brasil apresenta também este exercício de quaresma, a campanha da fraternidade, que é justamente pra gente ir de encontro às necessidades dos nossos irmãos que mais precisam. Este ano a Igreja tem este papel, essa missão, de incentivar a comunidade a participar, tanto da elaboração do projeto como na aprovação do projeto. Por isso a importância da presença da comunidade também nesses momentos", destacou o bispo Dom Celso.

Por Marcos Roberto Svieck Fernandes

Foto: Câmera Municipal de São José dos Pinhais