04 AGOSTO 2020 - (Marcio Adriano Krefer) São José dos Pinhais/PR - Nesta terça-feira (04), memória litúrgica de São João Maria Vianney, o Cura D´Ars, foi celebrado na Catedral de São José dos Pinhais, a Missa do Crisma - celebração da unidade.

Devido à pandemia do Covid-19, a Missa do Crisma, que normalmente é celebrada na Quinta-feira Santa, foi presidida por Sua Exa. Revma. Dom Celso Antônio Marchiori e concelebrada pelos sacerdotes diocesanos e religiosos, no dia em que celebra-se o dia do sacerdote. A missa foi restrita apenas aos padres. 

 

Na Missa Crismal é abençoado o óleo do Sagrado Crisma, dos Catecúmenos e da Unção dos Enfermos. Ao concelebrar com os sacerdotes, a Missa do Crisma é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do bispo e um sinal de estreita união dos presbiteros com ele. Durante a Santa Missa, os presbíteros renovam as promessas sacerdotais, que consiste na renúncia de si mesmos e na conformação a Cristo, manifestado na missão de ensinar, pela Sagrada Eucaristia e demais celebrações litúrgicas. 

 

O sacerdócio é um mistério de fé. Como afirma São João Maria Vianney: 

"O Sacerdote só será bem compreendido no céu... Se o compreendêssemos na terra, morreríamos, não de pavor, mas de amor". 

 


Assista a celebração completa pelo canal do youtube do Seminário Maria Mãe da Igreja: 


 

Fotos e texto: Pe. Marcio Adriano Krefer - Pastoral da Comunicação da Diocese de São José dos Pinhais.