30 SET 2020 - Londrina/PR - Na manhã desta terça-feira, 29 de setembro, os bispos abriram os trabalhos do dia com a missa presidida por Dom Severino Clasen, arcebispo de Maringá, ladeado por Dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel, e Dom Antônio Braz Benevente, bispo de Jacarezinho.

É costume no Regional Sul 2, o bispo recém-chegado presidir uma das missas da assembleia. Em sua homilia, Dom Severino partilhou com os bispos as suas impressões e o sentimentos ao participar, pela primeira vez, de uma assembleia como bispo do episcopado paranaense: “Observando as reflexões e temáticas que tivemos nessa assembleia, percebe-se o espírito do regional. As dimensões do cuidado da vida eclesial, mas também com um olhar muito direto para as questões onde o ser humano vive e convive, na busca da superação dos seus conflitos e da sua realidade existencial. Isso me deixou bastante à vontade e tranquilo”.

Dentre os assuntos em pauta, estavam questões de ordem financeiras e administrativas do Regional e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), abordada pelo Dr. Hugo Cysneiros, advogado da CNBB, por meio de uma videoconferência.

“Esse encontro foi marcado pela fraternidade, a comunhão, a partilha, a oração e também a esperança, pois estamos todos navegando nas mesmas águas da pandemia e queremos sair vitoriosos ao término e estamos rezando para que isso aconteça o quanto antes. Também sempre em sintonia com o nosso povo que nos foi confiado pela Igreja. Para mim foi um momento especial, no qual pude rever os irmãos bispos e dividir com eles os sonhos, perspectivas, desafios e planejamentos”, disse Dom Edgar Xavier Ertl, bispo de Palmas-Francisco Beltrão.

Ao final da assembleia, que se concluiu com o almoço, os bispos também alinharam algumas datas para o calendário de 2021. Uma delas foi a definição da próxima assembleia que acontecerá em março de 2021, na diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

(Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2)