26 MAIO 2021 - São José dos Pinhais/PR - No domingo (23) Solenidade de Pentecostes, aconteceu de forma solene a criação e instalação canônica da Paróquia Santíssima Trindade em Colônia Marcelino, Município de São José dos Pinhais/PR, pertencente à Metropolia Católica Ucraniana São João Batista.

A comunidade ucraniana de Colônia Marcelino e comunidades adjacentes, celebraram com muita fé e alegria este momento histórico para a igreja ucraniana no Brasil. Considerada uma das mais belas do país com uma arquitetura e iconografia de tirar o fôlego, a igreja construida pela comunidade é reconhecida pela sua beleza e ousadia. Agora, é elevada ao status de Paróquia, valorizando ainda mais o patrimônio histórico, cultural e religioso.

Pe. Teodoro Hanicz, OSBM, atendeu pastoralmente a comunidade de Marcelino durante 23 anos e observa as características desta comunidade.

A criação da Paróquia Santíssima Trindade é o resultado de uma longa caminhada de organização material e crescimento espiritual da comunidade ucraniana daqui de Marcelino. É uma comunidade que tem uma fé e uma vivência cristã sólida, uma consciência firme de preservação das tradições culturais e religiosas do povo ucraniano. É uma comunidade ativa e viva, que será uma Paróquia também viva”, destaca no seu discurso de acolhida ao Metropolita.

Neste dia histórico foi conferido ao Pe. Neomir Doopiat Gasperin o oficio de primeiro pároco da nova Paróquia. Pe. Neomir é sacerdote diocesano da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, natural de Porto União/SC. É vigário Judicial da Metropolia e Juiz adjunto do Tribunal Eclesiástico de Curitiba, professor e vice-reitor do Seminário Maior São Josafat.

A Divina Liturgia foi presidida pelo Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch e concelebrada pelo Pe. Neomir Doopiat Gasperin, Pe. Domingos Starepravo, OSBM, Pe. Teodoro Hanicz, OSBM, Pe. Sérgio Ivankio, OSBM, Pe. Joaquim Sedorowicz, Pe. Edson Ternoski, Pe. Samoel Hupolo, Pe. Michael Barbusa, Pe. Marcio Adriano Krefer, Pe. Fabiano Dias Pinto, Pe. Braz Hoinatz de Andrade, Pe. Edmar Eing. A Missa foi cantada pelo coral da comunidade de Marcelino.

Os Padres Basilianos iniciaram os trabalhos missionários na comunidade de Marcelino há extamente 122 anos, pelo Pe. Antônio Marteniuk, OSBM, no ano 1899. Uma cruz de madeira foi fixada como marco da Missão, e mais tarde foi substituída por um cruzeiro de concreto e uma placa de bronze existente até os dias atuais. As irmãs Servas de Maria Imaculada chagaram em 1931 dando inicio aos trabalhos pastorais, educacionais e assistência aos doentes.

O Arcebispo Metropolita Dom Volodemer Koubetch destacou em sua homilia que a criação de mais uma Paróquia vem do Espirito Santo.

É por causa do Espírito que estamos hoje aqui reforçando a estrutura da Igreja local, uma porção da Igreja – a Metropolia, criando mais uma Paróquia – outra pequena porção da Igreja. Acatando a iluminação do Espírito Santo e se esforçando para ampliar a força da Igreja, dentro de suas próprias normas, para o bem espiritual e pastoral do povo de Deus, decidimos criar mais uma Paróquia na Metropolia Católica Ucraniana São João Batista”.

A atual igreja inaugurada em 04 de junho de 2017, é uma réplica da igreja de Zarvanetzia da Ucrânia. As famílias da comunidade abraçaram o projeto de construir este novo templo com muito empenho e trabalho durante 9 anos. O projeto de construir uma igreja moderna já era motivado pelo saudoso Eparca Dom Efraim B. Krevey, OSBM (in memorian), idealizado e concretizado pelo sr. Pedro Nogas e sra. Neonília Diádio quando foram os administradores da igreja. A pintura iconográfica foi realizada pela Irmã Verônica Nogas, SMI (in memorian) e mais três jovens da comunidade. Com a construção da igreja, fortaleceu-se a espiritualidade e a unidade entre os fiéis.

Autoridades civis e religiosas estiveram presentes na celebração, entre eles, a Prefeita de São José dos Pinhais Nina Singer e o Embaixador da Ucrânia no Brasil Sr. Rotyslav Tronenko, que manifestou a alegria e orgulho pela criação da Paróquia.

Eu, como ucraniano e representante do Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskiy, junto com minha família temos um enorme orgulho de estar com vocês hoje, no momento histórico de Criação Paroquial e Posse Canônica do Primeiro Pároco Padre Neomir Doopiat Gasperin”, destacou.

A nova Paróquia consagrada à Santíssima Trindade tem agora esta composição: Matriz Santissima Trindade localizada em Colônia Marcelino, Capela Sagrado Coração de Jesus em Passo Amarelo, Fazenda Rio Grande e Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em São José dos Pinhais.

Pe. Marcio Adriano Krefer – Pastoral da Comunicação Diocesana
Contribuição: Lucimara Lenita Nogas Krefer / Fotos: Thaícia Nogas

Assista a celebração completa pelo canal do youtube da Paróquia Santíssima Trindade: