14 JULHO 2021 - Na noite da última quinta-feira (08), a Comissão Diocesana da Assembleia Eclesial promoveu uma live com o objetivo de motivar o Povo de Deus presente na diocese para a participação no Processo de Escuta.

Na programação foi explicada a caminhada que será feita em vista mudar conceitos para um caminho em sinodalidade. sinal da corresponsabilidade de todo o povo de Deus na construção do seu Reino. Sinodalidade significa “fazer o caminho juntos”, “caminhar juntos”, leigos, bispo, presbíteros, diáconos, seminaristas, comunidades religiosas, todos e todas. É a forma específica de viver e de trabalhar da Igreja Povo de Deus e a metodologia de discernimento da Igreja, baseada no diálogo e na reflexão, à luz do Espírito Santo, como nos recordou o Papa Francisco: “a Igreja não é uma fortaleza fechada mas uma tenda, capaz de se alargar para acolher a todos”.

Por meio de vídeos e explanações os participantes puderam ter uma visão da caminhada do processo de escuta que culminará em agosto de 2021. Nas próximas semanas serão realizadas fórum temáticos para ajudar na reflexão do questionário para o Processo de Escuta. Serão quatro fóruns temáticos: Educação (Pacto Educativo Global), Dimensão Sociotransformadora (Fratelli Tutti), Ecologia Integral (Laudatto Si’) e Juventudes (Christus Vivit). Os fóruns serão realizados pela aplicativo zoom.

Para saber mais sobre a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e sobre o Processo de Escuta acesse o documento para o caminho e o Guia Metodológico (português) no link: https://drive.google.com/drive/folders/1HY6eaWT0zBAtNlQ03MgOZEtPRR7uZvQN?usp=sharing

Comissão responsável pelo Processo de Escuta na diocese

Coordenação: Pe. João Maria Rodrigues Stech (Coordenador da Ação Evangelizadora) e Léo Marcelo Plantes Machado (Secretário da Ação Evangelizadora)

Membros:

Pe. Gilmar de Lima - Assessor Diocesano das Pastorais Sociais
Diac. Braulio Lobo (Diácono transitório)
Pe. Rafael Fuchs (Coordenador da Pastoral Presbiteral)
Ir. Narcisa Maria Pasetto- Irmãs Beneditinas Da Divina Providência - Lar Mãe Maria
Zilda de Fátima Muliki dos Santos - Pegagoga
Eduardo Fabrício de Andrade - Agente da Pastoral Carcerária
Everton Graciano Soares - Coordenador Diocesano da Juventude Vicentina
Gabriel Victor Ribeiro - Membro da Equipe Diocesana da Pastoral Juvenil