30 JUNHO 2022 - No último domingo, 26 de junho, o bispo Dom Celso Antônio Marchiori presidiu a Santa Missa com as famílias, encerrando o 10º Encontro Mundial das Famílias. 

 

Desde quarta-feira (22) as paróquias realizaram a Santa Missa de abertura e atividades com as famílias. Na quinta-feira a diocese realizou em parceria com a pastoral familiar e movimentos familiares, uma live com as famílias. 

A Santa Missa de encerramento foi realizada no Santuário de São Benedito, na Lapa. Contou com muitas famílias, sacerdotes e diáconos. Para o diácono Lourival, coordenador diocesano da Pastoral Familias, o encontro proporcionou uma experiência positiva. "Depois destes dois anos de pandemia houve um reencontro. Os agentes estavem alegres por poderem se reencontrar. Não só os agentes da pastoral familiar, mas todos os movimentos familiares da diocese. Todos estavam contentes por estarem novamente juntos", destacou. 

O bispo dom Celso refletiu na sua homilia sobre todo este momento desejado pelo Papa Francisco, falando sobre o sacramento do matrimônio e a vida matrimonial, focando no tema da vocação, caminho de santidade. "O bispo reavivou, reanimou e encheu de entusiasmo a todos os que estavam presentes, mostrando a beleza da Igreja doméstica, a família. Mostrando que a vocação matrimonial é a mãe de todas as vocaçãos. É na família que nasce todos as vocações", recordou diácono Lourival. 

A celebração foi preparada e organizada pela pastoral litúrgica da diocese com a colaboração das coordenações diocesanas da Pastoral familiar e dos movimentos: Movimento de Irmãos, Encontro Matrimonial Mundial, Encontro de Casais com Cristo e Encontro de Pais com Cristo. Para Adriane Aparecida Dallabona, da Pastoral Familiar, "foi um momento de nos renovarmos para este trabalho na pastoral familiar. É onde dá um ânimo, para que as famílias possam continuar este trabalho. Achamos bem interessante todo o envolvimento da diocese com as paróquias e pastorais. Foi um momento de muita fé, de união e de amor pelo o que a gente faz pelas famílias e com as famílias", ressaltou.

 

Fotos: Larissa Dal Negro Costa

Texto: Pe. Marcio Adriano Krefer - Pascom Diocese de São José dos Pinhais