28 SET 2022 -  No domingo (25) foi realizado o Dia Nacional da Juventude 2022  (DNJ) em Piên e reuniu jovens de toda a diocese.

Ao olharmos para o jovem vemos nele um grande vigor de vontades e desejos os quais o colocam em movimento, cabe a nós darmos a ele uma boa experiência de suas vontades, mais aonde buscar inspiração para ajudar os mesmos? Creio que a resposta é: no próprio jovem! Precisamos aprender a ouvi-los, muitas vezes nós não os ouvimos, mas interpretamos o jovem e sua palavra. Então fica aqui uma pergunta para nós: como então nos aproximarmos e ouvirmos os nossos jovens?

Ao celebrarmos no dia 25 de setembro o DNJ 2022 (Dia Nacional da Juventude) para nossa Diocese de São José dos Pinhais, ficou muito claro, para quem esteve participando, que o jovem é uma pessoa cheia, mais cheia de vigor. Um vigor que extrapola o seu domínio. Uma energia que extrapola o seu domínio, e ele precisa então estar reunido com outro jovem, para que possam aprender a controlar essa força vital que os mesmos têm. Aqui fica então uma pergunta para todos nós: como oferecermos momentos para os nossos jovens estarem reunidos, para assim, terem uma oportunidade saudável para extrapolar essa energia?

O dia 25 de setembro de 2022 ficará gravado no coração dos mais de 1800 jovens que estiveram reunidos para celebrar o DNJ 2022. Foi um momento oportuno de celebrar o mistério do amor de Deus no Sacramento da Eucaristia junto com nosso amado Bispo Dom Celso, que oportunizou um momento muito rico de proximidade com os jovens, a ponto de se dispor a tirar fotos com todos os jovens.

Também, foi possível extrapolar de um modo bem saudável a sua energia cantando e dançando com a Banda Alegruuuiaa de Piên e a Banda Dominus. Muito rico e proveitoso foi o teatro e a pregação do Diácono Leó Dominus, que trouxeram uma palavra de encorajamento para os nossos jovens, por meio da partilha do tema do DNJ 2022 JOVEM: NÃO TENHAS MEDO e do Lema “O VERBO SE FEZ CARNE” (Jo 1, 14a). Um dos momentos muitíssimo rico foi a adoração ao Santíssimo Sacramento. Ver uma multidão de jovens de joelhos dobrados e adorando ao Senhor Jesus, e dizendo que Jesus é sua alegria verdadeira, sua única alegria. Ver jovens derramando suas preocupações e medos, bem como seus sonhos e esperanças em Jesus, foi muito marcante para todos.

Também ao final foi feito o anuncio do DNJ 2023, o mesmo acontecerá no setor 3 na Paróquia Santo Antônio na cidade de São José dos Pinhais.

Enfim, só temos de louvar e bendizer a Deus pelo acontecimento do DNJ 2022 e pedir que os jovens mantenham sempre viva a alegria de sua juventude. Pois, como ficou muito expressivo que Jesus é a mais bela juventude e que se os jovens querem ser verdadeiramente felizes é preciso ter a presença de Jesus na vida deles, somente Cristo pode encher de alegria verdadeira o coração de nossos jovens. Resta-nos dizer: Vivaaaaaaaaaaa a Juventude mais alegre e cheia de felicidade de Nossa Diocese.

Equipe da Pastoral Juvenil Diocesana

Fotos: Débora Martins