18 OUTUBRO 2023

Por Karina de Carvalho – Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2

No mês de setembro, duas paróquias da diocese de São José dos Pinhais (PR), receberam a visita do secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, para momentos de animação missionária: a Paróquia São Sebastião e a Catedral São José, ambas na cidade de São José dos Pinhais (PR).

Essas visitas de animação missionária nas paróquias das dioceses do Paraná fazem parte do projeto missionário do COMIRE. Elas têm por objetivo promover a Missão São Paulo VI, despertando a consciência missionária no povo paranaense e a corresponsabilidade pela manutenção da Missão em três âmbitos: da oração pela Missão, do envio de missionários e do sustento da Missão.

Paróquia São Sebastião

A primeira visita aconteceu na paróquia São Sebastião, em São José dos Pinhais, nos dias 15 a 17 de setembro. Durante os três dias de visita, padre Valdecir presidiu três missas, que foram concelebradas pelo pároco, padre Hélio Forte Claro; visitou 12, das 14 comunidades da paróquia; e realizou uma tarde de formação para as lideranças, que contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas.

Na homilia das missas padre Valdecir teve a oportunidade de falar à comunidade sobre a Missão São Paulo VI, que a Igreja do Paraná mantém no país da Guiné-Bissau, na África, desde o ano de 2014. Ele também aproveitou a ocasião para agradecer o empenho e a generosidade dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística em assumir a ação Evangelizadora: “Missão Palavra e Pão”, em prol de 25 mil Bíblias para a Guiné-Bissau.

Para o padre Hélio, a visita foi um momento de enriquecimento para ele e seus paroquianos. “A partir dessa visita, eu espero que a comunidade paroquial se coloque em oração pelos missionários que estão em missão; que possam ser mais solidários uns para com os outros; que algumas pessoas queiram fazer a experiência missionária na África ou em outro país; e que possamos viver cada vez a unidade e a caridade”, disse padre Hélio.

Para Olinda Buher, coordenadora paroquial dos ministros, a visita foi um muito importante. “Esse momento reavivou em mim a paixão pela missão. Eu nasci e cresci numa paróquia onde fui ensinada a rezar e fazer campanha para as missões e eu trouxe isso para minha vida, mas chega um momento que esquecemos. Hoje, para mim, serviu para reavivar essa chama missionária e o desejo de trabalhar pela causa”, avaliou Olinda.

Catedral São José

A segunda visita aconteceu nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, na Catedral São José, em São José dos Pinhais. Padre Valdecir presidiu as cinco missas do fina l de semana, sempre com a concelebração do pároco, padre Aleixo Wardzinski de Souza, e do reitor do Seminário diocesano Maria Mãe da Igreja, Padre Claudemir Roberto Leal da Cruz.

Como na paróquia São Sebastião, padre Valdecir abordou o tema da Missão em todas as homilias, motivando a comunidade presente a crescer na consciência missionária. “Mesmo sem sair da nossa comunidade local, pela graça do Batismo, todos nós somos missionários e missionárias. E quanto à missão em outras terras, todos nós também somos corresponsáveis por ela e participamos de três formas: alguns indo até lá, e todos nós por meio da oração e pela partilha do que temos”, afirmou o padre.

Em todas as missas, o pároco, padre Aleixo, convidou a comunidade a um compromisso concreto de rezar pela missão. “Eu chamei todos os membros das equipes litúrgicas da catedral até a frente, para se comprometerem com a comunidade de mantermos orações específicas pela missão, no momento das preces, em todas as missas do final de semana. Dessa forma, mesmo que de forma rápida, sempre lembraremos que somos uma comunidade orante”, relatou padre Aleixo. Ele também contou que já deixou agendada uma próxima visita do padre Valdecir para daqui exatamente um ano, a fim de que ele volte para conversar com a comunidade e a ajude a continuar caminhando e crescendo na dimensão missionária.

Para o coordenador do Conselho Missionário Pastoral Paroquial (CMPP), Tobias Bonk Machado, a visita foi um momento que manifestou a comunhão com a Igreja do Paraná. “Neste mês das missões, nós, aqui da Catedral, ficamos muito felizes por receber a visita do padre Valdecir e, de alguma forma, fazer parte da missão que a Igreja do Paraná mantém na Guiné-Bissau, na África”, afirmou Tobias.

No âmbito da catequese, segundo irmã Elisiane Borges, Apóstola da Sagrada Família, o assunto tocou no coração das crianças. “Esses momentos ajudam a sensibilizar e a ver que temos próximos que precisam da nossa ajuda e da nossa colaboração. Temos certeza de que, a partir do que ouvimos, surgirão ideias, iniciativas e até mais esforço em continuar colaborando para que essa missão continue”, disse a religiosa.

Padre Aleixo afirmou que a visita vai promover uma melhor organização da equipe missionária em sua paróquia. Ele pretende reunir as lideranças para começar um grupo da Infância e Adolescência Missionária. “Tenho o propósito de nas próximas reuniões do CMPP de aprovarmos uma equipe para a IAM, assim como um Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) e outras organizações missionárias. Não podemos esquecer de que somos uma Igreja missionária, então esse é o nosso propósito daqui pra frente”.

CNBB SUL 2: CLIQUE AQUI