01 NOVEMBRO 2023

REGIONAL SUL 2

TEXTO E FOTOS: REPRESENTANTES DAS CEB'S

A diocese de São José dos Pinhais esteve presente no seminário das CEBs do Regional, realizado em Paranavaí através dos representantes Nilson e Zanete Costa. Dom Mário Spak bispo de Paranavaí, acolheu com muito carinho os participantes.

O seminário teve a finalidade de eleger e acolher as novas coordenações do Regional Sul II. Dom Frei Severino Clasen, bispo de Maringá esteve presente e continua como bispo referêncial. Pe. Luiz Cesar assumiu com assessor e a Dirce assumindo a coordenação no lugar da Salete ambos da diocese de Umuarama, e a Leoni continua, pois ainda tem mais quatro anos na coordenação.

Além de eleger a nova coordenação, vários grupos foram organizados para refletir sobre as seguintes questões:

• Elencar 03 (três) COMPROMISSOS a serem assumidos pelas CEBS em vista de uma Igreja autenticamente sinodal e uma sociedade mais justa e fraterna, para os próximos 04 anos;
  • Estimular a participação dos espaços consultivos e deliberativos intra e extra eclesial;
  • Investirmos nos grupos de Reflexão/círculos bíblicos (produzir o material orientativo pela Ampliada Nacional);
  • Assumir as Juventudes na base das Comunidades;
  • Incentivar as Pastoral Social.

Trabalho de grupo: 1° MOMENTO: VER/OUVIR:

• Como acontece a tomada de decisão? Em nossa: Diocese, paróquia, Comunidade?
  • Como está nossa participação/animação/ fortalecimento dos Grupos de Reflexão/Círculos Bíblicos? Qual subsidia utilizamos? Em que períodos os grupos se encontram? (Natal, Quaresma, Outros).
  • Qual o espaço das Juventudes em nossas comunidades? Nas CEBs?
  • O que estamos fazendo para incluir as Juventudes na nossa caminhada?
  • Qual a Pastoral Social em nossa Diocese? Qual o trabalho/inserção das CEBS junto às Pastorais Sociais?

Trabalhos em Grupo: 2º MOMENTO: AGIR/COMO:

• A partir da realidade de nossas dioceses, COMO colocar em prática os compromissos assumidos pelo nosso Regional, no 15º Intereclesial das CEBS ?.
  • Foi assumido fazer um encontro estadual com a juventude, sendo realizado até maio um encontro em nível de diocese, paróquia, comunidade, depois um encontro em nível de província em preparação para o estadual.

NOVA COORDENAÇÃO E REPRESENTANTES DAS DIOCESES DO REGIONAL SUL II